O Centro de Treinamento Paralímpico, localizado na Rodovia dos Imigrantes, km 11, 5, na Vila Guarani, completa 9 anos. Para comemorar a data, receberá mais de 470 esportistas do atletismo e da natação em disputas promovidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
De quinta-feira (22) a sábado (24), a piscina do CT recebe o Circuito Paralímpico – Fase Seletiva. O evento contará com 71 nadadores e oferecerá a primeira oportunidade que os atletas terão para buscar o Índice A estabelecido pelo CPB como um dos critérios de convocação ao Mundial da modalidade.
Já a Primeira Etapa Nacional do Circuito Paralímpico de atletismo acontecerá no sábado, (24) e no domingo (25), com 401 atletas em provas de pista e campo. A disputa também faz parte do calendário de competições que oferecem oportunidade de obtenção do índice estabelecido pelo CPB para o Mundial de atletismo de Nova Deli, na Índia.
As duas competições contarão com boa parte dos medalhistas dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Localizado no Parque Fontes do Ipiranga, na Rodovia dos Imigrantes, Zona Sul de São Paulo, o Centro de Treinamento Paralímpico é o quarto maior do mundo para atletas com deficiências e foi inaugurado às vésperas dos Jogos do Rio 2016, no dia 23 de maio.
São, ao todo, 95 mil metros quadrados de área construída. O espaço tem instalações esportivas indoor e outdoor que servem para treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e seleções em 20 modalidades paralímpicas.
Em agosto do ano passado, o CPB e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, assinaram a prorrogação do acordo de cooperação de gestão para administrar o CT Paralímpico por mais 35 anos.