O ano de 2017 não tem sido fácil para o comércio brasileiro. Mas varejistas nutrem expectativas positivas de uma reviravolta e estão de olho em uma data que vem mostrando um desempenho cada vez mais forte: a Black Friday, que acontece nesta sexta sexta-feira (24).
Criado dos Estados Unidos, o dia de cortes generosos nos preços foi adotado em outros países, como Reino Unido, Austrália, México, Romênia, Costa Rica, Alemanha, Áustria e Suíça, e introduzido no Brasil há cinco anos. Seu volume de vendas vem crescendo rapidamente desde então. Em seu primeiro ano, a Black Friday registrou R$ 3 milhões em vendas no país, segundo a ClearSale, empresa especializada em fraudes que monitora o faturamento do evento em parceria com seus organizadores. Em 2014, já eram R$ 871,9 milhões. O salto significativo vem acontecendo a cada ano. E para 2017 o aumento deve ser ainda maior.
Este otimismo se deve a alguns motivos. Um deles é a expectativa de varejistas de que os consumidores decidam aproveitar as promoções para adiantar a compra dos presentes de Natal. “Isso já aconteceu no ano passado e esperamos que se repita este ano”, afirma o vendedor Oscar Janotti.
O varejo também vem realizando sondagens de intenção de compra na data e seus resultados têm sido animadores. “A crise existe e não podemos negar, mas as pessoas fazem a economia e para isso precisam comprar. Nossa obrigação é oferecer uma boa oferta”, completa o vendedor.
“Muitas empresas estão apostando suas fichas nesta data para se recuperar. Há muito estoque de certos produtos. Então, haverá descontos mais agressivos para alcançar os resultados que elas não obtiveram até agora”, explica Fátima Nogueira, gerente comercial de uma loja de cosmético O Boticário.
Os jornais Ipiranga New e Jabaquara Bews também aderiram a campanha e vão oferecer anúncios com até 50% de descontos. É uma ótima oportunidade para os comerciantes divulgarem suas promoções. Os jornais vão trazer um espaço exclusivo com as promoções da Black Friday facilitando para o leitor encontrar os produtos com melhores descontos e as lojas participantes.
A Black Friday, ou Sexta-Feira Negra em português, é um termo criado pelo varejo nos Estados Unidos para nomear a ação de vendas anual que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças, que é comemorado na 4ª quinta-feira do mês de novembro nos Estados Unidos.
Check Also
Vila Mariana ganha república masculina para a população recém-saída das ruas
A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo inaugurou, nesta quarta-feira (16), a …