Depois de anos e anos de discussão, tudo indica que, finalmente, o túnel ocêanico ligando Santos ao Guarujá sairá da blá blá blá, graças a um acordo feito entre o presidente Lula e o governador Tarcísio de Freitas, cujas diferenças ideológicas foram colocadas de lado, prevalecendo o interesse da população, como frisou o presidente Lula.
O projeto para a construção de uma ligação seca entre as cidades de Santos e Guarujá prevê um túnel de 870 metros de extensão instalado embaixo do mar. Com profundidade de 21 metros, este será o primeiro túnel da América Latina feito neste modelo. Atualmente, a travessia é feita por balsa ou por cerca de 40 km de rodovia.
Numa demonstração de que o projeto sairá do blá blá blá, na quarta-feira (13), o governador Tarcísio de Freitas anunciou em Brasília (DF) a abertura da consulta pública do projeto do túnel imerso Santos-Guarujá, em parceria com o governo federal, através do Ministério de Portos e Aeroportos. A próxima etapa será a publicação do edital e, na sequência, o leilão da parceria público-privada (PPP) entre Governo de São Paulo, Governo Federal e a futura concessionária. O certame está previsto para o fim deste ano.
O trecho vai ligar as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá. O estudo de mobilidade do projeto concluiu que a localização mais adequada do túnel é no centro do canal, atendendo as necessidades logísticas da região.
Além da passagem de veículos, o túnel contará com uma área de circulação para ciclistas e pedestres instalada entre as seis vias de pista – três faixas por sentido, sendo uma delas adaptável ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
A estrutura de como será o túnel já está prevista. Ela será composta por seis módulos de concreto pré-moldados que serão construídos em uma doca seca. Em seguida, os módulos serão “mergulhados” na água para o teste de vedação e impermeabilidade. Depois de prontas, as partes serão transportadas por flutuação até o local onde o túnel será instalado no fundo do leito oceânico.
As demandas atuais e futuras de viagens, conectando as áreas de maior geração de tráfego nas duas cidades da Baixada Santista, balizaram a formatação da proposta para a ligação seca. O empreendimento ainda permitirá a integração dos sistemas de transportes públicos na região.
Além da passagem de veículos, o túnel contará com uma área de circulação para ciclistas e pedestres instalada entre as seis vias de pista – três faixas por sentido, sendo uma delas adaptável ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
O projeto está orçado em 6 bilhões, sendo a maior parte garantida pelo presidente Lula, durante evento realizado em Santos com a presença do governador Tarcísio de Freitas.
Check Also
Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan
O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …