Quem é apaixonado por apresentações de circo e busca experiências emocionantes e gratuitas, não pode perder as performances de aéreo, equilibrismo, malabarismo, solo e palhaçaria do Projeto Circo Di Quebrada, na Biblioteca Pública Municipal Paulo Duarte, localizada na região de Jabaquara, nesta quinta-feira, 25 de julho, das 10h às 11h. Não é necessária inscrição prévia e o público de todas as idades pode participar.
A apresentação do grupo Mil CircoLartes faz parte da Mostra VAI 20 anos, evento que celebra duas décadas da criação da Lei Municipal que instituiu o Programa VAI – Valorização de Iniciativas Culturais, política pública para incentivo cultural voltada à juventude.
Performances de circo de graça em São Paulo
Para aqueles que estão de férias e buscando diversão gratuita, vivenciar apresentações circenses é uma oportunidade de escapar da rotina e mergulhar na atmosfera mágica e vibrante do circo, tudo sem gastar um centavo.
O Projeto Circo Di Quebrada, do Grupo periférico Mil CircoLartes, fará números de aéreo, como o tecido com nó; equilibrismo, como pernas de pau e pés de latas; malabares com aros e solo, com saltos no mini trampolim acrobático, que refletem a rica cultura das periferias. Divirta-se em uma mostra gratuita, celebrando os 20 anos do Programa VAI, onde a magia do circo encontra a força da comunidade.
Edson MilHouse, Diretor Geral do Mil CircoLartes, cita que a missão do VAI se alinha com os valores do Circo Di Quebrada, pois ambos promovem a inclusão e o acesso à cultura. “Nosso objetivo é criar um espaço onde todas as pessoas, independentemente das limitações, possam se expressar artisticamente e encontrar novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal. Participar desta celebração permite fortalecer a rede de contatos com outras iniciativas culturais e inspira o público sobre a importância da arte como ferramenta de transformação social”, finaliza Edson.
A programação completa está disponível no site: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/noticias/?p=35649.
A Biblioteca Pública Municipal Paulo Duarte fica na R. Arsênio Tavolieri, 45 – Jardim Oriental.
Sobre o Mil CircoLartes
Fundado em 2015, o Mil CircoLartes é um grupo independente movido pela alegria dos palhaços, cuja bagagem carrega todo aprendizado conquistado ao longo de suas viagens pelas artes, com espetáculos e eventos na região de Pedreira, ABCD, São Paulo e outros estados em projetos on-line.
O grupo realiza diversas atividades inclusivas, também, para as pessoas com deficiência como: “Pequenos Autistas”, destinado às pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista, “Projeto Chaplin”, voltado ao público surdo e o mais recente, “Circo-Teatro Terapia”, para grupo de surdos e autistas, formato totalmente on-line.
Com sede na comunidade Pantanal, o Mil CircoLartes é destinado à pesquisa e à prática circense, juntamente, com outras artes. Como já diz o nome do grupo e de seu espaço, a ideia é fazer dele o lar do circo em harmonia com a arte de uma maneira geral, e o “mil” é em virtude de todo mundo, no circo, fazer “mil” coisas, o trabalho em equipe é evidente, “todo mundo faz tudo”. O propósito é fortalecer a cultura local e a difusão da arte, promovendo eventos e oficinas para a periferia.
Em 2022, o Mil CircoLartes é contemplado na 19ª edição do Programa VAI com o projeto Circo Di Quebrada e conseguiu expandir atividades de circo em sua sede localizada no Pantanal, bairro da Cidade Júlia, Pedreira, zona Sul de São Paulo e aos arredores, como no Parque Sete Campos, na Estrada do Alvarenga.
Atualmente, mesmo sem patrocínios, o Mil CircoLartes oferece atividades gratuitas em sua sede, de forma independente, através da ajuda voluntária de admiradores da arte circense, além de amigos e grupos como o pessoal da La Trupe.
Sobre a Mostra VAI 20 anos
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia a programação da Mostra VAI 20 anos, evento que celebra os 20 anos da criação da Lei Municipal nº 13.540, que instituiu o Programa VAI, política pública para incentivo cultural voltada à juventude.
Com programação gratuita em todas as regiões das cidades, em 15 equipamentos culturais, as atrações de música, slam, contação de histórias, oficinas, bate-papo, exibição audiovisual, circo, teatro e dança serão de coletivos que já foram contemplados pelo Programa.
A Mostra VAI 20 anos acontece entre os dias 18 a 28 de julho e disponibiliza 55 atividades culturais livres, em bibliotecas, casas de cultura, centros culturais e teatros municipais. O Programa para Valorização de Iniciativas Culturais – VAI – criado pela Lei nº 13.540/2003 e alterado pela Lei Nº 15.897/2013, visa proporcionar apoio financeiro a projetos e ações culturais propostos por coletivos artísticos e culturais compostos por jovens de baixa renda e residentes de regiões do Município desprovidas de recursos e equipamentos culturais.
Check Also
Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan
O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …