Depois da temporada de sucesso, em 2017, o espetáculo “Sutil Violento”, da Companhia de Teatro Heliópolis, reestreia no dia 5 de maio, às 20h, na Casa de Teatro Maria José de Carvalho.
Com texto de Evill Rebouças e encenação assinada por Miguel Rocha (diretor e fundador do grupo), a montagem trata da violência sutil presente em nosso cotidiano. A encenação começa com um frenesi cotidiano, as pessoas correm. Não param. Mal se percebem. Desviam umas das outras, em alguns momentos se esbarram e, em átimos de atenção, reparam que existem outros, tão próximos e tão parecidos.
O diretor Miguel Rocha explica que o espetáculo aborda o tema microviolência por meio de uma estrutura fragmentada, tanto na cena quanto no texto. “A dramaturgia é composta por um conjunto de elementos: ações físicas, movimentos, música ao vivo e texto”, diz.
A encenação tem trilha sonora de Meno Del Picchia, executada ao vivo (guitarra, violoncelo e percussão). Outro ponto importante é o espaço cênico: a Companhia de Teatro Heliópolis optou pela instalação ao invés da cenografia. Nada convencional, o cenário cedeu lugar a um ambiente todo em vermelho (piso, paredes e arquibancadas) que, ao primeiro contato, já propõe sensações diversas. Miguel Rocha conclui que o espetáculo quer pontuar as microviolências do nosso tempo, do Brasil de hoje, quer mostrar que as pequenas ou sutis violências se potencializam mediante suas naturalizações.
A peça fica em cartaz entre os dias 5 de maio à 8 de Junho de 2018. Sábado, às 20h. Dias 26 e 27 de maio e 24 de junho não haverá apresentação. Horários: sábados, às 20h; e domingos, às 19h. Ingressos: Pague quanto puder (bilheteria 1h antes das sessões). A Casa de Teatro Maria José de Carvalho fica na Rua Silva Bueno, 1533. Informações: 2060-0318.
Check Also
Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan
O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …