Uma taça para ficar na história do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), administrado pela Prefeitura de São Paulo. Depois de muito suor, luta e vitórias, a equipe de futebol feminino sub-14 conquistou pelo segundo ano seguido o título do torneio Fiesta Evolución, uma espécie de Copa Libertadores da América do futebol de base, por ser organizado pela Conmebol e reunir os melhores times da América do Sul nas categorias sub-13 (masculino), sub-14 e sub-16 (feminino).
O triunfo na final, realizada no domingo (02) na cidade de Assunção, no Paraguai, veio com bastante suspense e emoção. O Centro Olímpico conquistou o bicampeonato nos pênaltis, após o empate em 1 a 1 com a Liga Vallecaucana, da Colômbia. O time treinado por Rodrigo Coelho saiu atrás no placar, ao sofrer um gol da jogadora colombiana Linda Bermúdez, mas conseguiu igualar o marcador minutos depois, com um chute cruzado da camisa 9 Luiza Macedo. Nas penalidades, o Centro Olímpico também começou atrás ao errar sua primeira cobrança, mas se recuperou e venceu por 5 a 4.
O Centro Olímpico trouxe mais um troféu para casa após uma campanha irretocável. O time estreou na primeira fase no Grupo A com um empate em 2 a 2 com o Ñeembucú, do Paraguai. Na sequência, vitórias sobre o Fedeguayas, do Equador, por 2 a 0, e sobre o San Jacinto Rentistas, do Uruguai, por 4 a 0. Na última rodada da chave, Centro Olímpico e Liga Vallecaucana empataram em 1 a 1 – mesmo placar da final do torneio.
Com os oito pontos conquistados na fase inicial, o Centro Olímpico classificou-se para as semifinais em segundo lugar no Grupo A – apenas os dois melhores de cada grupo avançavam. A Liga Vallecaucana passou em primeiro, com dez pontos, enquanto Boston (Chile) e River Plate (Argentina) conseguiram as vagas disponíveis no Grupo B.
Na semifinal, no último sábado (01), o Centro Olímpico teve pela frente as chilenas do Boston, e aplicaram a maior goleada do time na competição. A classificação foi conquistada com uma vitória tranquila por 6 a 0. No dia seguinte, veio o título com o triunfo nos pênaltis sobre a Liga Vallecaucana. Nas celebrações, assim como em todo o torneio, as jogadoras do Centro Olímpico fizeram questão de homenagear a atacante Duda, que faz parte do elenco, mas não jogou a Fiesta Evolución por estar machucada. As atletas levaram para o Paraguai a camisa de número 4 da companheira.
Ainda neste ano, no mês de julho, a equipe sub-14 disputará outro torneio fora do Brasil.
Check Also
Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan
O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …