Moradores do Cambuci e da Aclimação, realizaram, na manhã de domingo (17), uma carreta em protesto conta a demissão da administradora do Parque da Aclimação, Tania Casseb, exonerada semana passada.
O ato foi organizado por Ricardo e Alessandra, proprietários do King Coco, e contou com apoio de moradores da região e freqüentadores do Parque. O grupo também tomou a iniciativa de produzir um abaixo assinado digital que reuniu mais de 500 assinaturas em menos de uma semana.
Entre os presentes na carreata, estava o baterista, Gel Fernandes, da banda Rádio Táxi, o ator, escritor e cineasta, Vicentini Gomes, o advogado da causa animal, Luciano Di Paoli, o jornalista, Daniel Yazbek, entre outros.
A concentração foi em frente ao King Coco e o trajeto escolhido foi de uma volta em torno do Parque, passando pela rua Pedra Azul, Muniz de Sousa, Maracaí, Aporá, Sebastião Carneiro, Basílio da Cunha e voltando ao King Coco. Antes da saída, Ricardo, Daniel e Luciano falaram sobre a importância de defender o Parque e pediram a volta de Tania Casseb no cargo de administradora.
A carreata fez uma parada rápida em frente à entrada principal do Parque na Muniz de Sousa, onde diversas pessoas usaram a palavra em defesa da diversidade do Parque. Os manifestantes demonstraram preocupação com o futuro do Jardim da Aclimação, com a troca de administrador, pois defendem que Tania vinha exercendo um bom trabalho.
Até ser exonerada, Tania Casseb administrou o Parque por 16 meses. Na sua gestão foram realizados trabalhos de melhora na infraestrutura do principal equipamento público de lazer do bairro. Ao assumi a administração do Parque Tania encontrou a parte elétrica comprometida, vazamentos de água produziam contas que chegavam a 50 mil reais por mês. A estrutura dos banheiros e da administração com total falta de manutenção, dezenas de árvores com risco de queda colocando a vida de usuários em perigo, além de limpeza e poda feitas sem regularidade, o Jardim Japonês coberto de mato, as trilhas verdes do Bosque destruídas, muita sujeira, Parquinhos infantis quebrados, aparelhos de ginástica precisando ser trocados, entre outros problemas, que foram resolvidos em tempo recorde.
Outras ações também foram importantes, como a reforma dos Parquinhos e dos aparelhos de ginástica, graças a uma emenda parlamentar do ex-vereador Dalton Silvano.
Durante 16 meses, o trabalho de recuperação foi intenso. A poda regular foi retomada, a parte elétrica foi toda trocada, mais de 40 vazamentos foram encontrados e consertados e a conta de água foi reduzida para 18 mil reais, ou seja, em um mês, a economia corresponde ao salário de quase um ano da Administradora.
Outras ações também foram importantes, como a reforma dos Parquinhos e dos aparelhos de ginástica, em emenda parlamentar do ex-vereador Dalton Silvano. O plantio retornou com mais de 50 árvores, e o cuidado com os animais se intensificou com a imediata captura de gatos e jabutis abandonados, que eram logo encaminhados à zoonose ou grupos de voluntários da proteção animal.
Após a reabertura do Parque por conta da flexibilização da pandemia, frequentadores criaram um grupo de voluntários para a realização de Mutirões de Limpeza e ajudaram na conscientização sobre o lixo no Parque e em sua volta.
Check Also
Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan
O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …