Nos dias 26 e 27 de junho, acontecerá, em São Paulo (SP), o Electric Days, evento global organizado pela Motorsport Network, com o objetivo de apresentar conceitos de mobilidade elétrica, logística verde e ESG no Brasil. Um dos executivos confirmados é Henrique Miranda, Head de e-Mobility e Connected Services da BMW do Brasil. Ele vai abordar o pioneirismo da BMW na produção de veículos eletrificados e a evolução desse mercado no País, no painel “Transição energética: o presente e o futuro da mobilidade”, avaliando também as possibilidades de crescimento da atual estrutura de eletromobilidade no Brasil.
O executivo vai destacar, por exemplo, como o lançamento dos primeiros modelos elétricos da marca no País, o i3 e o i8, foram ícones no mercado da eletrificação em todo o mundo. “O i3, por exemplo, mostrou que inovar é possível, indo muito além da eletrificação, uma vez que o modelo carregava diversos materiais reciclados, como os plásticos das portas e carpetes, colaborando ainda mais para questões ligadas à sustentabilidade”, explica.
A empresa continua investindo neste segmento, buscando associar o DNA da BMW a características como uma autonomia cada vez maior. O modelo elétrico BMW iX, por exemplo, recebeu oito prêmios pelo mundo e possui diversas tecnologias inovadoras. Ainda neste ano, a montadora planeja lançar no mercado nacional o i7, um modelo que permite um nível de customização jamais visto antes no setor. Segundo Miranda, o veículo terá uma espécie de lounge na segunda fileira de bancos, possibilitando que os ocupantes possam ver filmes e jogar games, entre outras experiências tecnológicas exclusivas.
Na avaliação de Miranda, o Brasil caminha para a massificação dos modelos eletrificados. Isso porque, no caso da BMW, já é possível identificar o comportamento dos consumidores em relação ao uso de veículos com motorização elétrica, que é bem diferente dos clientes de outras regiões, como Europa e Estados Unidos, por exemplo.
“No Brasil e na América Latina como um todo, se discute muito sobre a estrutura para receber esses modelos. Entretanto, já entregamos mais de 10 mil carregadores de parede ou portáteis para os nossos clientes, que, em sua grande maioria, realizam trajetos de 150 a 200 quilômetros, muito diferente do perfil europeu, que costuma realizar viagens mais longas”, comenta.
Em contrapartida, a autonomia das baterias e a densidade de carga aumentaram muito, como é o exemplo do BMW i4, que oferece autonomia de 590 quilômetros. “Temos um portfólio completo, que varia de compactos, SUVs e sedãs, para oferecer o máximo de opções para os nossos clientes. Atualmente, a questão da autonomia e recarga de baterias já é algo esclarecido e o que faz a diferença para o consumidor é a experiência única de dirigir um BMW, com motores potentes, tecnologia embarcada de ponta e confiabilidade”, completa Miranda.
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