Com a liberação das atividades comerciais e a normalização do horário de funcionamento nos shoppings, nos últimos dias, a economia vem apresentando sinal verde e isso tem estimulado os comerciantes a investirem neste Black Friday. A estimativa de aumento nas vendas por parte dos empresários é praticamente unânime e está na casa dos 10%. A expectativa do comércio varejista está baseada no aumento nas vendas nas últimas semanas.
Realizada sempre na última sexta-feira do mês de novembro, a Black Friday ou sexta-negra, este ano deverá se estender pelo final de semana com o Black Week. Em alguns lugares a Black Friday já chegou. A iniciativa é um estimulo para as compras de Natal, já que o dia de promoção é realizado a apenas um mês das festas de final de ano. Para muitos vendedores o Black Friday é considerado o esquenta do Natal. “Passamos por muitas coisas em 2020. Chegou a hora de ir voltando a vida de antes, mas com segurança. As pessoas estão voltando ao trabalho e com isso a economia volta a girar e as vendas estão melhorando”, afirmou a vendedora Andrea Borges.
A data vem ganhando cada vez mais adeptos e a cada ano apresenta aumento significativo no resultado final, o que estimulam a participação de novos comércios. A campanha é uma excelente oportunidade para o varejo esvaziar seus estoques e alavancar as vendas, e para os consumidores, que encontram bens com até 70% de desconto. O momento não poderia ser mais propício para ambos os lados.
Devido a pandemia as compras online e por sistema drive thru devem aumentar em mais de 50% nesta semana.