Biblioteca pública Amadeu Amaral completa 52 anos de muita história

A Biblioteca Amadeu Amaral completa neste mês 52 anos de existência. O livro de ponto do primeiro funcionário registra o dia 7 de outubro de 1966, na administração do então Prefeito José Vicente de Faria Lima. De principio o espaço contava com um pequeno acervo somente para consulta local.
A biblioteca está localizada em área tombada pelo CONPRESP através da Resolução nº 16/02 de 27 de agosto de 2002. Foi construída segundo o pensamento da Arquitetura Moderna do período entre 1920 e 1970, com projeto de autoria dos arquitetos Aluísio da Rocha Leão e José Augusto Barros Arruda. A área da biblioteca é de 870m2 onde 731m2 correspondem ao prédio de três pavimentos – subsolo, térreo e andar superior – com amplas janelas de vidros.
Em 14 de julho de 1968 o Departamento Patrimonial da Secretaria de Negócios Internos e Jurídicos realizou o Termo de Transferência de Administração da biblioteca para a Secretaria Municipal de Cultural.
Janayna Bussine é frequentadora assídua da biblioteca. Pelo menos duas vezes por semana a auxiliar administrativa dá uma passada no local e renova suas energias. “Sempre fui fã de biblioteca, e com o passar do tempo essa paixão cresceu. A Biblioteca Amadeu Amaral é um presente ao nosso bairro”, disse.
Em 21 de maio de 1976 a Biblioteca Ramal Jardim da Saúde, como era conhecida, teve seu nome alterado para Biblioteca Amadeu Amaral em dezembro de 2016, em homenagem ao poeta, jornalista, folclorista e filólogo paulista Amadeu Ataliba Arruda Amaral Leite Penteado. Amadeu Amaral ocupou a Cadeira 15 da Academia Brasileira de Letras e Presidente da Academia Paulista de Letras.
Com o passar do tempo a biblioteca ampliou os serviços de empréstimo das obras, promovendo eventos culturais como encontros com escritores, exposições, cursos, oficinas, palestras, dentre outros. O número de visita que a biblioteca recebe mensalmente é de 1800 usuários. O acervo é composto de 28.900 exemplares.
A Biblioteca Amadeu Amaral fica na Rua José Clovis de Castro, s/n esquina com Av. do Cursino, altura do número 1100. Jardim da Saúde. Informações: 5061-3320. A entrada é gratuita. Quem quiser fazer empréstimo d elivros basta fazer a carteirinha no local.

Check Also

Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan

Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan

O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *