Conhecida como “A Faculdade do Samba”, a escola de samba Barroca da Zona Sul, a simpática verde e rosa do Carnaval paulista, esse ano quer mais do que o 10º lugar conquistado no ano passado com o tema “Saravá seu Zé”, onde fez homenagem à matriz africana. Esse ano a Barroca vem para o sambódromo com o samba-enredo “Guaicurus”, abordando os grupos indígenas que representam a família linguística guaicuru.
O samba é assinado por Morganti, Sukata, Tubino, André Mattos, Thiago Savanna, Wilson Mineiro, Julio Alves, Rodrigo Alves, Mikaiá, Fernando Negão e Pixulé.
Rodrigo Meiners, carnavalesco da agremiação, contou um pouco sobre a história e importância dos Guaicurus. “Guaicurus foi um povo indígena que habitava a região do Centro-Oeste, mais precisamente do Pantanal. Eles participaram de diversas guerras e momentos fundamentais na divisão geográfica e territorial do Centro-Oeste do Brasil, sempre em defesa do meio ambiente, da fauna, flora e biodiversidade”, disse Meiners.
Ademais, o carnavalesco explicou também o intuito de a Barroca trazer tal enredo para o Carnaval. “É fazer uma reflexão, para quem assiste nosso desfile, para que esse espírito “Guaicurus” floresça novamente nas pessoas e que elas entendam a necessidade e importância do Pantanal perante ao Brasil e o mundo, conscientizando para o cuidado e a valorização dessa riqueza a céu aberto que a gente possui no país”, contou Rodrigo.
Em 2022, a Barroca Zona Sul se manteve na elite, com 269,5 pontos, ocupando o 10º lugar. Neste ano, o principal objetivo da escola é estar entre as campeãs.
“A expectativa é melhorar o resultado que tivemos no ano passado e, se possível, estarmos dentro das campeãs, entre as cinco melhores escolas. Esse é nosso objetivo para o Carnaval 2023”, disse Ewerton Rodrigo Ramos Sampaio, o Cebolinha, presidente da Barroca Zona Sul.
Na avenida, a escola desfilará com dois mil componentes – divididos em quatro alas – e quatro alegorias, sendo o abre alas acoplado.
A Barroca Zona Sul será a 3ª escola a desfilar pelo Grupo Especial na sexta-feira de Carnaval (17).