O Projeto Coopera Jabaquara teve início neste sábado (20) com ações de zeladoria na Vila Guarani. No primeiro dia de limpeza a equipe da regional concentrou os serviços nas ruas Barreto Muniz e Dr. Jose Bento Ferreira e a Praça Vitor Godinho. O projeto surge até o dia 27 em outras ruas do bairro.
Entre os serviços executados estavam a varrição, pintura, limpeza de boca de lobo, tapa buraco, poda, revitalização dos espaços. O “Coopera” reúne serviços de atendimento ao cidadão de cinco secretarias municipais (das áreas de Saúde, Habitação, Educação, Verde e Meio Ambiente, e Assistência e Desenvolvimento Social), além de empresas que atuam junto à Prefeitura, como a Ecourbis. O consórcio de limpeza urbana dará continuidade ao trabalho de educação ambiental já iniciado no “Coopera”, com ações nas escolas públicas da região e distribuição de panfletos sobre coleta seletiva de lixo.
Um dos destaques entre as ações do programa é o trabalho da Vigilância Ambiental Jabaquara/Vila Mariana, que oferece orientações para o munícipe sobre formas de prevenir e eliminar o mosquito transmissor da dengue. Outra ação das equipes são visitas domiciliares nas ruas, escolas e demais equipamentos públicos que pertencem aos bairros atendidos, com vistoria sobre possíveis criadouros de insetos transmissores de doenças.
Outra grande parceira do projeto, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) participa da ação com visitas às famílias do local para levantamento de dados e cadastramento de moradores, além de orientações sobre programas e benefícios sociais, entre outros serviços.
O Coopera aposta no conceito de atendimento itinerante, em que a administração vai até o cidadão. Nele, o distrito do Jabaquara é dividido em 12 setores que, ao longo do ano, receberão visitas periódicas da Regional e os demais parceiros. A cada visita, equipes ficam concentradas durante uma semana em um setor, prestando serviços relacionados às questões locais. Nesse período, cada parceiro organiza sua forma de contribuição ao projeto.
Check Also
Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan
O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …