Por Paula Ramos
Quando se acha que nada de inusitado vai acontecer em seu dia, é aí que algo fora do comum atravessa o seu caminho. Apesar de possuir o hábito de observar as aves da região, nunca imaginei que pudesse ver uma ave exótica perdida bem na frente da janela do meu apartamento.
Há 15 dias, comecei a escutar o piado de uma ave ininterruptamente. Passou a manhã inteira vocalizando sem parar no alto da copa das árvores. De início parecia um rapinante, mas como a ave permaneceu muitas horas no mesmo lugar, eu e meu companheiro começamos a descartar esta hipótese e passamos a considerar ser um Psittacidae, que é a família de aves conhecida como psitacídeos ou papagaios.
Famosas por sua capacidade de fala e sua beleza colorida, também são muito populares como animais de estimação por serem fáceis de domesticar. Era o caso desta ave que passou a manhã toda me intrigando. Depois de muito procurar, lá no alto, paradinha e muito camuflada, estava ela.
Verde, da cor das folhas, com um bico grande e vermelho e com um anel preto e rosa em volta do pescoço. Logo de cara, ficou nítido que se tratava de uma espécie exótica e com uma busca precisa na internet, descobrimos que se tratava de um Ring Neck (Psittacula krameri).
A ave permaneceu mais um pouco no mesmo lugar e imaginei que talvez ela tivesse fugido e estivesse perdida. Mas antes que eu pudesse tentar saber mais, ela desapareceu e não voltou.
Ao conversar com alguns criadores, fui informada que dificilmente viveria sozinha em liberdade, pois é muito mansa e presa fácil de gaviões, gatos e outros animais maiores que ela.
Após divulgar um vídeo que fiz, recebi a notícia de que no mesmo período uma ave igual a esta foi resgatada em um condomínio a menos de dois quilômetros de distância de onde a vi. Seria a mesma? Nunca saberei, mas se for, pude presenciar junto com ela, seu breve momento em liberdade. Veja o vídeo em https://www.youtube.com/shorts/j0gV0eQ8loI.