Atrações gratuitas no Museu das Culturas Indígenas

Uma programação gratuita recheada de atividades culturais promete divertir o público que visitar o Museu das Culturas Indígenas (MCI) — instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim. Entre 16 e 21 de novembro, seminário, apresentações, rituais e manifestações artísticas indígenas e afrobrasileiras, além de exposições de curadores indígenas, integrarão a agenda. Confira:
Feriado da Consciência Negra (20 de novembro)
Cantos sagrados Guarani serão apresentados pelo Coral Purahei Marangatu, da Terra Indígena Jaraguá (Aldeia Tekoa Yvy Porã), às 10h. A apresentação cultural mostrará o nhnade rekó (modo de vida do povo Guarani Mbya), evocará a natureza, proteção e paz, em oposição a destruição ao meio ambiente, que hoje sofre com as consequências da interferência humana e resulta em eventos climáticos extremos.
A manifestação cultural Tambor de Crioula será apresentada por Téo Menezes e o Coletivo As Três Marias no feriado da Consciência Negra, às 11h. A celebração de devoção a São Benedito, santo padroeiro, negro e filho de escravizados evocam essa expressão cultural afro-brasileira que representa sabedorias dos mais velhos.
Às 16h, o MCI receberá o seminário Vozes Ancestrais realizado na XIV edição do Circuito de Teatro em Português, evento que celebra a riqueza linguística e cultural dos países de língua portuguesa. Neste encontro, convidados vão unir-se para celebrar suas raízes e as línguas maternas.
Reflexões sobre o apagamento linguístico, a rica herança cultural de africanos e indígenas, bem como o papel vital das raízes na construção e manutenção das línguas e da diversidade cultural serão tópicos abordados por participantes do Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial e Portugal.
E tem mais!
Em 21 de novembro, às 18h30, o canal do MCI no YouTube receberá uma roda de conversa virtual sobre o gênero musical hip-hop, uma ferramenta de expressão para a vida na periferia. Muito difundido na cultura da juventude negra, o estilo também foi apropriado por indígenas, que o utilizam como forma de manifestação da luta de seus povos. Participarão convidados desta cena artística que trocarão experiências e histórias, bem como mostrarão como o hip hop é um ponto de encontro para culturas de resistência.
SERVIÇO
Data e horário: 20/11/2024, das 11h às 12h
Seminário da Língua Materna “Vozes Ancestrais” – Circuito de Teatro em Português
Data e horário: 20/11/2024, das 16h às 18h
Hip hop: resistência negra e indígena
Data e horário: 21/11/2024, das 18h30 às 20h
No YouTube do MCI
Todos as atividades são gratuitas com retirada de ingresso no site: https://museudasculturasindigenas.org.br/.
Museu das Culturas Indígenas
Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca – São Paulo/SP Telefone: (11) 3873-1541

Check Also

UBS tem vacina contra a dengue

UBS tem vacina contra a dengue

Todos os postos de saúde da cidade de São Paulo estão aplicando a vacina contra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *