O Jabaquara ficou mais colorido neste fim de semana. Na contramão da onda de muros cinzas que atinge outras cidades da Grande São Paulo, como a capital, o grafite dos muros do CEU Caminho do Mar foi restaurado por Nenê Surreal, famosa por valorizar a cultura de rua e colocando a mulher em destaque.
O fundo azul no muro e o colorido dos personagens deram vida ao muro que estava com a pintura apagada. “A pintura tem um pouco da alma e do coração do pintor. Estamos cada vez mais deixando o próximo de lado e se importando cada vez menos com os outros. Quando passo neste local sei que independente de ser uma grande artista que deixou sua marca, vejo as expressões de uma mulher de fibra, que tem a preocupação e o carinho de lutar pelo seu irmão”, define Jardel Morais, morador da região.
A aprendiz de artesã com sua avó e referência do grafite em São Paulo, Nenê Surreal foi homenageada “Semana do Dia do Grafitti” de 2018. A artista mostra importância de, em 15 anos, ser a terceira mulher e a segunda negra homenageada no evento. “Faço questão de ir além do grafite, busco sempre colocar em destaque a resistência da mulher negra como foco e evidenciar a inviabilização das mulheres na cena do grafite”, ressaltou a artista.
Check Also
Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan
O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …