Os alunos do Colégio Montessori Santa Terezinha no Jabaquara estão realizando um projeto “Ubicação” que vai levantar as demandas da região. O projeto nasceu por iniciativa dos professores da escola, que apontaram a necessidade de envolver o alunos nas temáticas do bairro e, a fim de levá-lo a refletir, estudar e debater sobre o Jabaquara e arredores.
As turmas são formadas por cerca de 60 alunos do 6ª e 7º ano. De acordo com o professor de literatura e gramática, Lucas Medrado, o objetivo do trabalho é apontar problemas e soluções que serão apresentados e redigidos num jornal impresso pela escola. “O resultado final será avaliativo e terá uma participação social. Após a finalização do trabalho, redigiremos uma carta que será encaminhada junto à Subprefeitura do Jabaquara sobre o projeto e possíveis melhorias. Portanto, o projeto é multidisciplinar, pois direciona o aluno para as questões de cidadania”, explicou o docente.
O trabalho começou a ser desenvolvido em fevereiro e será finalizado até o final de março. Apesar de boa parte do projeto ser desenvolvido em sala de aula, a família está atuante e mostrando interesse no resultado final. “Não se pode criar projetos para a escola ficar fechada. Os alunos estão cada vez mais próximos dos debates públicos, das informações e da midiatização das notícias. Querem participar, opinar e discutir. Acredito que esse é o momento de juntar escola e sociedade numa interação que visa não só o conhecimento, mas que gere diálogos e intervenções dos alunos no processo educativo e nas ações sociais”, finalizou Lucas.
Check Also
Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan
O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …