Quando o assunto é água termal, logo se lembra das “termas”, ou seja, as maravilhosas piscinas de águas naturais que prometem rejuvenescimento e tratamento para algumas doenças. Mas, o que se pretende aqui é falar de um cosmético “poderoso”, chamado simplesmente “Água Termal”, que se tornou o queridinho dos mais antenados em saúde e beleza da pele. Os dermatologistas têm sido praticamente unanimes ao afirmar que borrifar o produto no rosto algumas vezes ao dia faz uma diferença enorme.
É bom saber um pouco o que é Água Termal. Ela tem origem na França, país onde é largamente usada para fins terapêuticos, principalmente no tratamento de doenças da pele. A água termal é extraída das rochas e têm em sua composição minerais em alta concentração, tais como ferro, zinco, selênio e silício reconhecido como um poderoso antirradical livre. Esta mistura natural e tão especial é que é responsável por limpar, hidratar, acalmar, cicatrizar e preparar a pele para a maquiagem ou outros tipos de tratamentos.
É bom ressaltar que água termal não é o mesmo que água mineral. O cosmético vem em uma embalagem especial que protege o produto da incidência da luz. Se ainda não conhece, basta garimpar nas lojas de cosméticos e farmácias, existem várias marcas do produto.
A água termal atua como poderoso hidratante e pode ser levada na bolsa e usada em qualquer momento do dia, bastam algumas borrifadas. É excelente companheira de quem passa o dia inteiro em sala com ar-condicionado, por exemplo. A água termal alivia a pele daquela sensação de ressecamento.
Depois da praia e ou da piscina, mesmo usando bloqueador solar, às vezes a pele fica meio avermelhada, para “curar” isso nada como água termal; alivia e deixa a pele novinha em folha.
Antes da maquiagem é preciso prepara a pele, nada como limpar com água termal e depois seguir com os produtos do make. Depois da balada, retirou toda a maquiagem, finalize com água termal e após aplique o creme noturno. A água termal abre caminho na pele para melhor absorção dos nutrientes do cosmético aplicado posteriormente.
Ela também tem propriedades calmantes, assim é ideal quando se faz depilação ou tratamentos com ácidos, laser ou peelings que deixam a pele maravilhosa, mas antes disso o ardor e a vermelhidão podem incomodar muito. A água termal dá alívio a estes sintomas. O bom é que não tem nenhuma restrição quanto ao uso, faz bem para a pele porque também promove a cicatrização de espinhas, por exemplo. Uma notícia boa para os homens, a água termal é excelente como loção pós- barba.
Este cosmético é muito usado antes da maquiagem, não somente para preparar a pele, mas também na hora de umedecer os pincéis de sombra e blush por exemplo. Os especialistas no assunto garantem que a água termal dá mais vivacidade às cores das sombras, por exemplo.
Vale exemplificar alguns rituais de beleza. Ao acordar, após higienizar o rosto, borrifar água termal e deixar secar naturalmente. A seguir aplicar protetor solar e a maquiagem desejada.
Durante o dia, borrifar água termal na pele suavemente, reaplicar o protetor solar e retocar o make.
E não é só no rosto que pode ser usada. Algumas manicures mais antenadas estão borrifando água termal nas unhas de suas clientes logo após tirar a cutícula e com direito à massagem nas mãos e nos pés até a completa absorção do produto. A promessa é hidratação maravilhosa e o fim das “cutículas arrepiadas”.
E mais, há quem use para dar aspecto mais saudável às pontas dos cabelos, principalmente me fios submetidos a procedimentos químicos. Neste caso, deve ser borrifada nos cabelos secos.
Gostou das dicas? Como dito anteriormente, a água termal é encontrada em farmácias, lojas de cosméticos e também em catálogos de algumas marcas.