Nos últimos anos diariamente Brasília vem sendo destaque nos noticiários, tudo por causa da crise política que assola a nação. Ainda considerada jovem, a capital do País acaba de completar 58 anos de fundação e tem muita coisa bonita para ser apreciada, ainda mais quando se fala em turismo.
Bem no coração do Brasil, no Distrito Federal, na região central do País, encravada dentro do Estado de Goiás, está Brasília, projetada com o objetivo de desenvolver a autoafirmação nacional.
A capital do Brasil é a única cidade do mundo – construída no Século XX – considerada, desde 1987, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, órgão das Nações Unidas. Motivos para esse reconhecimento não faltam: a jovem cidade, inaugurada em 21 de abril de 1960, surpreende até os mais experientes viajantes.
Brasília é resultado de um moderno projeto urbanístico criado por Lúcio Costa. Visto de cima, o plano-piloto da cidade lembra o formato de um avião – muitos preferem dizer que é um pássaro de asas abertas -, embora a concepção de seu urbanista tenha previsto o formato de uma cruz, que sinaliza posse. O projeto da cidade até hoje é referência quando o assunto é planejamento urbano. Sua ideia de envolver prédios residenciais em grandes áreas urbanas, traçar a cidade a partir de enormes avenidas e dividi-la em setores, tem provocado intensa reflexão e debates sobre a vida nas grandes cidades no Século XXI.
Destacam-se também obras de artistas como Bruno Giorgi, Alfredo Ceschiatti, Athos Bulcão, Marienne Peretti, Volpi, Di Cavalcante, Victor Brecheret e Burle Marx.
Check Also
Descubra o encanto do Nepal: Magia, aventura e cultura nas montanhas mais altas do mundo
O Nepal, com sua aura exótica e paisagens de tirar o fôlego, é um destino …