Você consegue se controlar diante da comida? Você é consumidor compulsivo de todas as receitas de “gordices” que aparecem? É bem verdade que a maioria de nós extrapolou na comilança durante o isolamento social. Enfim, a verdade é que no dia a dia somos bombardeados por atrativos gastronômicos.
É muita comida boa e geralmente muito calóricas. E é praticamente impossível encontrar alguém que realmente não aprecie uma mesa farta. Existem, sim, quem sabe se controlar e segue uma dieta equilibrada, mas no geral. Diante da oferta de tanta comida, é bom parar antes de sair comendo tudo o que tem pela frente e prestar atenção no que diz os especialistas em Nutrição.
É unanime a recomendação que o consumo inadequado, com exageros e descompensação de calorias podem provocar malefícios à saúde física e mental. O ideal é que se tenha equilíbrio. Não há necessidade de abdicar de tudo, assumindo uma postura radical, limitando-se e passando vontade.
No entanto, a ingestão de alimentos calóricos tem de ser realizada em pequenas quantidades, em dias e horários definidos, associada à prática de atividades físicas e ao consumo de alimentos saudáveis, seguidos pela compensação de calorias. Aqueles que residem em regiões onde as temperaturas ainda estão mais baixas, precisa estar ainda mais atento porque é comum que sintam mais fome porque o corpo gasta mais energia do que habitualmente.
Para manter a temperatura estável e compensar a perda energética, é necessário consumir mais calorias.