A televisão brasileira se despediu de uma de suas pioneiras: Lolita Rodrigues faleceu na madrugada do último domingo, aos 94 anos, em decorrência de complicações por uma pneumonia. Ela estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, onde residia desde 2015.
“La Salerosa” (“A Graciosa”) como era chamada pelas amigas Hebe Camargo e Nair Bello, Lolita Rodrigues, nome artístico de Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, foi uma das mais versáteis artistas brasileiras. Sua carreira se iniciou no rádio, na década de 1940, cantando e participando de radionovelas das rádios Tupi e São Paulo. Em 1950, substituiu a amiga Hebe na cerimônia de inauguração da TV brasileira, na extinta TV Tupi, cantando o Hino da Televisão, que, divertidamente, ela sempre dizia “não ser um primor de música”.
Tendo desempenhado diversas atividades nos primeiros anos do veículo, Lolita dançava, tocava castanholas, fez teleteatros, comandou shows musicais, fez grande sucesso interpretando uma confusa secretária no programa “Simonetti Show” da TV Excelsior. Na mesma estação, Lolita antagonizou a primeira telenovela diária da TV: “2-5499 Ocupado”, contracenando com Gloria Menezes e Tarcisio Meira.
Na Tupi, ao lado do marido Ayrton Rodrigues, comandou dois programas de absoluto prestígio e audiência: “Almoço com as Estrelas” e “Clube dos Artistas”, onde recebia os mais diversos cantores, atores, humoristas, políticos e apresentadores de televisão, e dava oportunidade aos que estavam em início de carreira.
No SBT, Lolita chegou antes da formação da rede, em 1980, quando ainda era apenas a TVS Rio. A nova versão do “Almoço com as Estrelas” foi modernizada e atualizada para a época, acompanhando a formação do SBT em 1981, permanecendo na grade até 1983. Nesta fase, Lolita apresentou em rede nacional, artistas que se tornariam grandes estrelas da TV e da música como Gugu Liberato, Mara Maravilha, os cantores Ovelha, Nahim, o humorista Serginho Leite, entre outros.
Ainda no SBT, Lolita também esteve à frente da nova versão do “Clube dos Artistas”; comandou os games “Você Faz o Show” e “Você Pede o Show”; e em 1996 estrelou a novela “Razão de Viver”.
Lolita também cedeu seu talento a inúmeras novelas nas redes Globo, Tupi e Record.
Na Globo Lolita foi destaque em “Sassaricando” (1987) e “Terra Nostra” (1999). Nas duas oportunidades, dividiu o protagonismo com Claudia Raia. Também vale destacar sua atuação em “A Viagem” (1994), “Uga Uga” (2000) e “Kubanacan” (2003). Seu último trabalho na TV foi na novela “Viver a Vida”, em 2009.
A cerimônia de cremação de Lolita Rodrigues foi reservada apenas à família.
Check Also
“O Gordo e o Magro” ainda divertem gerações
Levante a mão quem nunca se divertiu e deu muitas gargalhadas assistindo as trapalhadas da …