Interditado em situações precárias e ameaçado de causar acidentes, o Viaduto Gazeta do Ipiranga, que liga a rua Juntas Provisórias com a Av. do Estado, foi incluído no programa de recuperação de viadutos e pontes pela Prefeitura. O custo, de acordo com o Diário Oficial, é de 49.900 milhões, podendo ficar mais caro caso a empresa responsável pelas obras, apresente a necessidade de um aditivo até o valor de 20%, do acordado inicialmente. A construtora responsável pela obra é a Sitag Engenharia Ltda.
O local foi interditado parcialmente para que as obras acontecessem sem nenhum risco para os trabalhadores e motoristas que trafegam pelo local. A responsabilidade da ação é da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e os serviços estão sendo realizados pela Sitag Engenharia.
De acordo com nota encaminhada ao Ipiranga News, a SIURB “trabalha nas obras de recuperação estrutural e reforço de toda extensão do viaduto Gazeta do Ipiranga”.
“As intervenções são realizadas nos aparelhos de apoio, juntas de dilatação, pavimento, recuperação das estruturas metálicas e de concreto”, aponta ainda o informativo. O prazo, que antes previa o término das obras em 180 dias, deverá ser estendido até janeiro de 2024.
Em situação alarmante, o viaduto vinha gerando preocupações em quem transitava por ele. Um vão de 18 centímetros no viaduto, denunciado em 2019 pela reportagem, foi um dos estopins para que as obras, de fato, começassem.
À altura, um relatório realizado por engenheiros da Prefeitura de São Paulo a ponte era apontada como mais grave e a situação, chamada popularmente de “tragédia anunciada”.
À frente de um dos maiores cronogramas de obras já estabelecidos na cidade, a Prefeitura de São Paulo iniciou o programa de recuperação e manutenção de pontes, viadutos, pontilhões, passarelas e túneis da capital. Com investimento de R$ 1,64 bilhão, a administração está trabalhando na recuperação de grandes estruturas por onde circulam diariamente 7 milhões de veículos. Desde 2021, já são 40 grandes obras finalizadas, além de 58 em execução e outras 25 que acabam de ser incluídas num processo que somará intervenções em 390 unidades durante toda a gestão.
Também já foram publicadas as licitações para intervenções em 33 pontes, viadutos ou túneis e estão em fase de elaboração os editais de licitação para a contratação de obras em 198 unidades estruturais. Ao mesmo tempo em que realiza as obras, a Prefeitura está intensificando as vistorias mais detalhadas nessas estruturas em toda a cidade. Desde 2021, já foram feitas inspeções especiais em 312 estruturas. Até o final do ano que vem serão executadas inspeções especiais em 644 unidades estruturais.
O trabalho, que acontece em todas as regiões da cidade, consiste numa série de importantes intervenções, sempre após uma avaliação aprofundada da situação de cada estrutura. As obras vão desde pavimentação até troca e manutenção de estacas, vigas e pilares. Já foram corrigidos, apenas de 2021 para cá, mais de 50 mil metros de fissuras e substituição de mais de 2 mil metros de juntas de dilatação, que são espaçamentos que permitem a expansão térmica natural das placas de concreto. Para a realização dos trabalhos, foram utilizados 300 aparelhos de suporte para sustentar os pilares durante as intervenções. Além disso, foi feita a pintura de 60 mil metros quadrados de pontes, viadutos, túneis e passarelas.