Scooby-Doo” é considerado um dos grandes clássicos do desenho animado de todos os tempos. Produzido pelos estúdios Hanna-Barbera, e criado no ano de 1969 por Iwao Takamoto, a animação faz enorme sucesso desde então.
O desenho conta a história de um grupo de quatro adolescentes metidos a detetives. São eles o bonitão Fred, a intelectual Velma, a patricinha Daphne e o desastrado Salsicha, que tem um cão dinamarquês que fala, chamado Scooby-Doo. Eles viajam numa Van chamada “Máquina Mistério”, e ajudam a investigar casos aparentemente misteriosos e sem solução. Visitam lugares inóspitos, casas mal-assombradas, parques abandonados, pântanos e ilhas, ameaçados por fantasmas, múmias, monstros e terríveis vilões. Os detetives juvenis seguem pistas, fogem dos malvados e, muitas vezes, vêem-se perdidos em labirintos, passagens secretas e porões escuros. Dividem-se sempre em dois grupos: Fred e Daphne vão por um lado, enquanto Salsicha e Scooby acompanham Velma, que, apesar da esperteza e inteligência, vive perdendo seus óculos e se metendo nas confusões de Salsicha e seu cão.
A fórmula dos episódios é sempre a mesma, mas isso não tira o brilho do programa: depois de uma cena de perseguição ou uma sequência musical, e por meio de algum plano ou ideia mirabolante, os vilões sempre são pegos. Estão sempre mascarados e as verdadeiras identidades são reveladas ao tirarem suas máscaras. Por trás delas há sempre o rosto de algum personagem já conhecido na história. Cada vez que são desmascarados, os vilões sempre dizem: “Eu teria conseguido se não fossem por aqueles garotos intrometidos e esse cachorro idiota”. Esse bordão (a tradução para a dublagem quase sempre muda as palavras) faz parte da maioria dos desenhos e filmes realizados. É a série com maior número de temporadas de todos os tempos.
Quando gravou a canção “Strangers in the Night”, Frank Sinatra não podia imaginar que ela inspiraria o nome da famosa série de desenho animado. O nome de Scooby-Doo vem de um trecho da música em que Sinatra canta “dooby dooby doo”.
Tudo começou na rede CBS americana em 13 de setembro de 1969, com “Scooby-Doo, Where Are You!” (“Scooby-Doo, Cadê Você?”). O título original era “Who’s Ssssscared?” (“Quem está com meeeeedo?”). Fred Silverman queria um show que misturasse comédia e mistério, na mesma linha da sitcom americana “Dobbie Gillis”. Os primeiros desenhos eram muito assustadores e foram rejeitados. Num voo para Los Angeles, Silverman ouviu a canção de Sinatra e o “dooby dooby doo” não lhe saia da cabeça. Rebatizou o desenho de “Scooby-Doo, Where Are You?” e tornou um cão o astro do show. A fórmula deu certo e “Scooby-Doo” é exibido até hoje em todo o mundo. Vale à pena conferir!