O Aquário de São Paulo inaugurou, no final de maio, uma nova exposição fotográfica de peixes mero, em parceria com o Projeto Meros Brasil, da Petrobrás, e Instituto de Pesca de São Paulo, buscando apresentar a significância e a beleza da espécie. As fotografias são tiradas por 7 profissionais brasileiros de diferentes lugares do país.
A mostra é temporária e fica na área do Oceanário, perto das espécies de meros, apresentando fotos feitas ao longo da costa brasileira. As fotografias foram registradas pelas lentes de Áthila Bertoncini (SC), David Luiz (PE), Fernanda Saldanha (RJ), Leonardo Bueno (PR), Maíra Borgonha (SC), Peu Guerbas (MS), Suene Ramalho (PE). Ainda não há data para o término da exposição.
Ainda no Aquário, outra novidade é mural gigantesco no estacionamento do local, desenhado pelo artista ambiental Alexandre Huber. Seu tamanho é de 8,7 metros de altura e 10,7 metros de comprimento e destaca a vida marinha através do peixe mero.
Conhecido como “senhor das pedras”, o peixe mero é da família das garoupas que vivem nas águas tropicais e subtropicais do Oceano Atlântico. A espécie pode chegar a medir mais de 2 metros de comprimento e pesar mais de 400 quilos, vivendo em média 40 anos e levando de 6 a 8 anos para atingir a fase adulta, quando entra na fase reprodutiva.
Além da exposição, o Aquário abriga quatro peixes mero, que está criticamente ameaçado de extinção.
Com informações de Sara Miyazaki/Portal SP Crianças