A vacinação de cães e gatos é a melhor forma de garantir a manutenção do controle da raiva. Ela é obrigatória e deve ser realizada anualmente. Em São Paulo a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), mantém 17 postos fixos em todas as regiões da cidade, com vacinação gratuita e alguns postos volantes. Esse ano, ao divulgar o início da vacinação dos pets a partir desta sexta-feira, dia 5, o Ipiranga não foi incluído. A vacinação dessas primeira etapa vai até o dia 13/05
Além de ser uma das mais antigas zoonoses conhecidas pela humanidade, a raiva é uma doença infectocontagiosa provocada por um vírus, transmitido normalmente pelo contato da saliva de animais doentes, na pele ou mucosa por mordeduras ou escoriações. A doença provoca a inflamação do cérebro (encefalite), fatal em praticamente todos os casos. Por isso a vacinação dos animais é tão importante.
Os animais, cães e gatos saudáveis, devem ser vacinados a partir dos três meses de idade. Para realizar a vacinação, o proprietário deve identificar, no comprovante de vacinação, o nome do animal e nº do Registro Geral Animal (RGA). Cães bravios ou mordedores, de qualquer espécie, devem utilizar focinheira apropriada, e os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança.
Dia 12, das 9h às 14h, a vacinação gratuita dos pets na Vila Mariana/Jabaquara será realizada na Subprefeitura do Jabaquara, localizada na Avenida Engenheiro Armando De Arruda Pereira, 2.388.