A cidade vai ganhar até 20 mil câmeras para aumentar a segurança da população. A licitação para a compra do equipamento havia sido suspensa em dezembro do ano passado, mas nesta quarta-feira (26) o Tribunal de Contas do Município (TCM), por decisão unânime, o processo para a contratação da plataforma foi liberado.
De acordo com o projeto da Prefeitura, a plataforma que será implantada tem por finalidade integrar as ações da Companhia de Engenharia de Tráfego, CPTM, Metrô, SAMU, além da Guarda Civil Metropolitana e Polícia Militar e Civil.
A instalação da plataforma e dos novos equipamentos será iniciada logo após a assinatura do contrato com a empresa vencedora, seguindo um cronograma estabelecido no edital, que prevê, em 2 meses, a implantação da primeira versão da plataforma, com a instalação inicial de 200 novas câmeras. A Central de Monitoramento será implementada, em um primeiro momento, na sede da Prefeitura de São Paulo, conforme previsto no edital, caso o acordo referente ao prédio dos Correios prosperar, a central poderá ser transferida para o local.
A liberação do TCM aconteceu depois que a prefeitura fez alterações no edital assegurando a proteção dos dados, a ética, a transper|ênciae o respeito à privacidade de os direitos individuais dos cidadãos.
O programa Smart Sampa tem a finalidade principal de integrar as ações da CET, CPTM, Metrô, SAMU, além da GCM e das Polícias Militar e Civil, por meio de uma moderna e inteligente Central de Monitoramento da Guarda Civil Metropolitana. O projeto contará com pelo menos 20 mil novas câmeras até 2024, sendo 2.500 delas previstas para a região Central. Os aparelhos serão instalados no entorno de equipamentos municipais como escolas, unidades básicas de saúde, parques, bem como em áreas de grande circulação e com maior incidência de criminalidade, além de serem disponibilizadas nas entradas e saídas do munícipio.
O edital prevê a contratação de serviço de vídeo monitoramento, com o fornecimento de toda a estrutura de equipamentos e mão-de-obra necessária, possibilitando a integração de diversos serviços públicos, permitindo o monitoramento de ocorrências em tempo real e a promoção da segurança pública preventiva em benefício de todos os paulistanos.