O Museu do Ipiranga estende até o final de abril o acesso gratuito e a parceria com o Mesa Brasil Sesc São Paulo. O ponto de coleta do Museu arrecadou mais de 66 toneladas de alimentos não perecíveis entre janeiro e março.
O montante arrecadado é destinado para instituições sociais atendidas pelo programa mesa Brasil, incluindo as do litoral norte de SP, região atingida pelas fortes chuvas em fevereiro, as quais causaram transtorno para grande parcela da população.
O alto número de visitantes, que ultrapassa a marca de 342 mil desde a reinauguração, motivou a prorrogação da gratuidade dos ingressos, que, assim como a parceria com o Sesc SP, segue em vigor até o dia 30 de abril. O esquema de distribuição de ingressos permanece o mesmo, com lotes de duas semanas liberados sempre às sextas-feiras, 10h. Recomendamos o cadastro na plataforma Sympla antes do horário de abertura do lote. Há também a distribuição de ingressos diretamente na bilheteria do Museu, a partir das 11h30, por ordem de chegada e sujeita a lotação. Os bilhetes são liberados a cada hora.
As doações dos alimentos – tanto de quem reservou pela internet quanto de quem fará a retirada presencial dos ingressos – poderão ser realizadas diretamente no Museu, em caixas dispostas ao lado da bilheteria.
Quem visitar o Museu do Ipiranga pode contribuir para a Ação Contra a Fome, uma parceria com o programa Mesa Brasil Sesc São Paulo. A participação é espontânea – a falta de doação não impedirá a entrada no Museu.
O Mesa Brasil é um programa de minimização da fome que conecta empresas doadoras e instituições sociais. Diariamente, as equipes fazem a coleta de doações e entregam alimentos que complementam as refeições servidas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, em veículos caminhonetes, buscando minimizar a fome e a insegurança alimenta. Essa ação que agora ganha o apoio do Museu do Ipiranga visa arrecadar alimentos não perecíveis, que podem ser armazenados em temperatura ambiente e consumidos até a data de validade.
O que doar: alimentos não perecíveis, com embalagens intactas e dentro do prazo de validade como arroz, feijão, macarrão, óleo, leite em pó, sardinha em lata, milho em lata, ervilha em lata, molho de tomate e farinha de trigo.
Os alimentos arrecadados serão entregues às instituições sociais de São Paulo cadastradas e beneficiadas pelo programa Mesa Brasil Sesc São Paulo como creches, abrigos, centros de acolhida para pessoas em situação de rua, centros de convivência para idosos, entre outros. Saiba mais sobre o programa em www.sescsp.org.br/doemesabrasil.