A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) inicia a Operação Volta às Aulas – 1º Semestre 2023 a partir de segunda-feira (30) nas proximidades de 107 escolas, sendo 23 escolas da rede municipal, 10 da rede estadual e 74 particulares. Na região do Ipiranga, os agentes vão orientar o transito na entra e saída dos alunos no Colégio São Francisco Xavier, que conta como 1000 estudante. Na Vila Mariana a atuação dos agentes será nos Colégio Arquidiocesano, escola que também conta com mais de 1000 alunos e no Bandeirantes, na rua Estela.
O objetivo é desenvolver ações educativas e operacionais, orientando, ordenando e fiscalizando o trânsito nas proximidades das escolas cujo tráfego intenso tem potencial para causar reflexos negativos ao sistema viário.
A operação, que conta com Agentes da CET, além de funcionários das escolas devidamente treinados, visa disciplinar o embarque e desembarque de alunos e propiciar segurança na travessia de pedestres. Filas duplas e estacionamentos irregulares são considerados alguns dos problemas que causam reflexos negativos no trânsito e, portanto, devem ser coibidos. Desta forma, a operação intensificará a fiscalização de estacionamento irregular e das infrações que comprometam a segurança dos transeuntes, visando diminuir o impacto gerado no tráfego pelo acréscimo de viagens realizadas com o fim das férias.
O trabalho da CET aborda ainda a priorização e a orientação de escolares nas faixas de travessia de pedestres, a orientação de embarque e desembarque bem como o monitoramento das áreas destinadas ao embarque e desembarque de alunos (mangueirões).
Mensagens educativas
Para reforçar a conscientização dos usuários no entorno dos estabelecimentos de ensino monitorados, serão comunicadas mensagens em banners e faixas de vinil, contendo os seguintes conselhos:
A Operação Volta às Aulas da CET inclui também divertidas apresentações de mímicos como parte das iniciativas pedagógicas implementadas pela Companhia.
A participação dos mímicos procura conscientizar a população de forma leve e bem-humorada da importância do respeito às leis de trânsito, divulgando regras básicas de circulação, travessia e sinalização, trabalhando questões de cidadania.
Mesmo com as ações educativas e de orientação, os condutores que cometerem infrações de trânsito poderão ser autuados de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). É importante ficar atento aos principais comportamentos inadequados ao volante.