Os cursos de atletismo, halterofilismo e natação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) estão com inscrições abertas. Para se inscrever é preciso preencher no site do CPB. Para mais informações ou dúvidas, os interessados podem enviar um e-mail para educ.paralimpica@cpb.org.br.
O CPB forma, em média, 7 mil professores por meio de seus cursos oferecidos gratuitamente e realizados pela área de Educação Paralímpica. Desde 2019, foram quase 15 mil profissionais de educação física de 2,5 mil cidades do Brasil que se certificaram pela formação EaD Movimento Paralímpico: fundamentos básicos do esporte.
O programa de Educação Paralímpica é um dos pilares do planejamento estratégico do CPB e tem como um dos seus objetivos promover cursos online e gratuitos para profissionais de educação física para todas as regiões do Brasil.
Além da formação EaD, o CPB oferece ainda qualificações online e gratuitas de arbitragem e habilitação técnica em atletismo, natação e halterofilismo e turmas presenciais em áreas como classificação, gestão, fisioterapia, iniciação, além de arbitragem e habilitação técnica.
Mesmo com o ano de 2020 impactado pela pandemia do Covid-19, o CPB já qualificou também 1,5 mil profissionais por meios dos cursos online e presenciais, que foram realizados nos primeiros meses, antes do decreto do período de isolamento social. As aulas presenciais devem ser retomadas após o fim da pandemia, porém, sem data definida.
“Oferecer conhecimento e qualificação que, com certeza, irão abrir novas portas no mercado do trabalho são algumas das melhores maneiras de se presentear um professor e profissional da educação física no seu dia a dia. Temos uma admiração e carinho enorme por esta classe profissional, que acolhe crianças, atletas ou praticantes de esportes em geral no ambiente escolar ou esportivo”, afirma Mizael Conrado, bicampeão paralímpico de futebol de cinco em Atenas 2004 e Pequim 2008, e presidente do CPB, recordando-se do Dia do Professor, celebrado neste 15 de outubro.
Algumas dessas formações contaram com a parceria de entidades como Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Associação Brasileira de Árbitros de Atletismo (ABRAAt), e Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE).
Tanto os cursos online quanto os presenciais são lecionados por profissionais do CPB com ampla experiência e vivência prática nos temas ou áreas ofertados para formação.
De Acará, no extremo norte do Pará, a Arroio do Meio, no Rio Grande do Sul, os cursos do CPB já contaram com participantes de mais de 2,5 mil cidades de 27 estados do país. Para estes profissionais, os cursos do CPB têm proporcionado conhecimentos e capacitação profissional em regiões onde ainda não há as mesmas condições dos grandes centros.
A professora manauara Raquel Canté, 32 anos, por exemplo, precisou fazer uma viagem de barco e lancha por cerca de 12 horas para realizar um curso presencial do CPB em 2019. Funcionária do Instituto Federal do Amazonas em Tefé (cidade a 520 km de Manaus), precisou atravessar o Rio Amazonas para chegar à capital e participar das aulas naquela ocasião.
Check Also
Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan
O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …