Jabaquara completa 56 anos

Neste final de semana foi comemorado o aniversário de 56 anos do Jabaquara. Os moradores puderam participar de uma programação extensa e gratuita. Os festejos foram abertos na sexta-feira (6), na Paróquia Nossa Senhora das Graças com a escolha da bandeira e o lançamento do hino do Jabaquara. A letra da canção é de Igor Bartchewsky e a interpretação do cantor e sanfonista Mestre Jô Silva.
As comemorações tiveram sequência no sábado (7), no Clube Escola Vila Guarani, com atividades esportivas, atendimentos de saúde, exames oftalmológicos e ações de cidadania.
O concurso Miss Jabaquara encerrou a festa do dia com chave de ouro, também no equipamento municipal.
Cláudia Almeida levou a melhor e ficou com o título de Missa Jabaquara 2020. O filé mignon da festa foi deixado para o domingo (8), quando foi celebrado também o Dia Internacional da Mulher. Um palco foi montado na altura do número 2.400 da avenida Santa Catarina, onde foram realizados shows com artistas regionais e convidados, feira de artesanato, alimentação e saúde.
Jabaquara é um distrito fundado em 1964. Localiza-se na zona centro-sul do município. Conta com duas estações de Metrô, Jabaquara e Conceição. Além de uma rodoviária. Conta atualmente com mais de 220 000 habitantes.
O distrito possui diversos registros históricos no cultivo de flores selvagens desde 1953, quando a Abaparia Capensis (tulipa-do-inverno) era sua principal fonte de renda.
O nome Jabaquara vem do tupi guarani YAB-A-QUAR-A, que significa rocha ou buraco, ou rota de fuga. A região era tomada por mata deserta e serviu, nos tempos da escravidão, como abrigo para escravos fugitivos que tentavam chegar até Santos para atravessar o oceano de volta para a África. Também servia de ponto para repouso de viajantes que se dirigiam a Santo Amaro e à Borda do Campo.
Há diversos registros de que, até os anos 50, uma das principais atividades econômicas do local consistia no cultivo de flores selvagens, e a abaparia capensis (tulipa-do-inverno) se mostrava a principal fonte de renda dos habitantes naquela época.

Check Also

Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan

Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan

O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *