Projeto amplia acesso de deficiente visual a livros

Ler, ainda que não seja com os olhos. A Fundação Dorina Nowill trabalha para que milhares de pessoas em todo o país possam ter acesso à literatura e a técnicas de leitura inclusiva. Por meio do projeto Leitura em Todos os Cantos, a fundação irá editar 60 novos títulos e produzí-los em formatos acessíveis, como braille ou audiolivro e formato digital acessível – nesses últimos dois casos, o texto é apresentado em áudio por uma pessoa ou um robô, respectivamente.
Ao todo, serão 90 mil exemplares que irão incrementar 3,2 mil bibliotecas públicas e instituições de ensino. Até o momento, já foram publicados 13 títulos em braille, 31 em formato de áudio falado e 17 digitais. Tudo isso com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, por meio da qual a fundação conseguiu captar R$ 1,1 milhão para implementar suas ações.
O secretário adjunto da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, José Paulo Soares Martins, destaca o tema da acessibilidade, central no projeto da entidade. “Os projetos culturais e a política de incentivo à cultura utilizada pelo Ministério da Cidadania têm procurado privilegiar este tema em diversos programas e iniciativas. A Dorina Nowill é uma entidade que tem trabalhado muito pela acessibilidade, com livros que são dedicados a pessoas com deficiência visual. Projetos desta natureza reforçam o papel do incentivo fiscal como instrumento que viabiliza cultura para todos”, enfatiza.
Natural de Goiás, Maria Eunice Suares também tem uma bela história para contar. Até os 21 anos, ela não sabia ler. Foi quando a Fundação Dorina Nowill entrou em sua vida. Desde então, as mudanças foram muitas. “A primeira vez em que eu entrei em uma sala de aula para aprender o sistema braile e fazer os meus anos de escolaridade, eu já usei o material da Fundação Dorina Nowill. Hoje eu já estou formada, me formei em Biblioteconomia em 92, e todos os meus anos de escolaridade eu devo à Dorina Nowill”, conta ela, que exerce sua profissão como atual diretora na Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo, da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás.

Check Also

Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan

Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan

O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *