Jabaquara conta com serviços do Programa Descomplica SP

Nesta quinta-feira, 19 de dezembro, a Prefeitura de São Paulo inaugurou o Descomplica SP – Jabaquara, programa que propõe um novo padrão de atendimento ao cidadão. A unidade opera de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Subprefeitura do Jabaquara, na zona sul e tem previsão de 1100 atendimentos diários.
O Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, órgão ligado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho faz parte do programa Descomplica SP realizando emissão de carteira, encaminhamento para vagas de emprego, intermediação de mão de obra e acesso ao seguro desemprego.
“Esse serviço vem para facilitar ainda mais o nosso atendimento. Os cidadãos continuarão a ter acesso aos nossos serviços de recolocação profissional, emissão de carteira de trabalho, orientação sobre empreendedorismo, entre outros, que os auxiliem a gerar renda”, afirma o chefe de gabinete, Sérgio Gonelli, que representou, na cerimônia, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
Ana Cláudia de Freitas Gameiro, 29 anos, moradora do Sacomã, utilizou os serviços do Cate durante o primeiro dia de funcionamento do Descomplica Jabaquara em busca de uma oportunidade de trabalho. “Fiz cadastro para vagas na área de atendimento. Tenho baixa visão e espero logo ter uma oportunidade na área de atendimento ao público”, conta.
Inspirado no programa Poupatempo, o Descomplica SP Jabaquara dispõe de mais de 300 serviços, de 14 órgãos e secretarias, como Cadastro Único, Alistamento Militar e Bilhete Único para Pessoas com Deficiência, entre tantos outros. Conta, ainda, com totens para realização dos serviços do Poupatempo, como a solicitação de 2ª via do RG e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e da SPTRANS, como a validação de créditos do Bilhete Único.
O evento contou ainda com as presenças dos secretários Alexandre Modonezi das Subprefeituras, do subprefeito de Jabaquara, Arnaldo Faria de Sá, do vereador, Daniel Annenberg, entre outras autoridades.
Lançado em março de 2018, em um projeto-piloto na praça de atendimento da Subprefeitura de São Miguel Paulista, na zona leste, o programa já realizou cerca de 1 milhão de atendimentos e registra índice de satisfação de 99% pelos usuários. Uma das inovações do Descomplica SP é o atendimento lado a lado. Servidor e cidadão estão mais próximos, reforçando os conceitos de colaboração, parceria e transparência.
É um espaço de cidadania digital para conhecer, aprender e acessar serviços eletrônicos. Os atendentes são capacitados para entender a necessidade, identificar o serviço correspondente e ajudar o cidadão a realizar cada etapa do serviço.

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