Trabalhar a educação ambiental no âmbito escolar é o principal objetivo do projeto “Coleta Seletiva nas Escolas” – iniciativa da Tetra Pak em parceria com o Instituto Reinventar Ambiental que vai beneficiar três instituições de ensino no Jabaquara conscientizando estudantes sobre o descarte adequado de resíduos gerando renda para cooperativa do bairro.
O projeto promoverá a educação ambiental através de atividades lúdicas e mobilizará estudantes e educadores em campanha de arrecadação de embalagens recicláveis.
Iniciado em 2015, o programa itinerante já esteve presente em mais de 48 escolas de diferentes cidades e prevê a inserção de temas ambientais em matérias tradicionais, a introdução da coleta seletiva nas instituições selecionadas e a capacitação de alunos, professores e equipe administrativa para a separação e destinação correta de materiais recicláveis gerando renda para as famílias dependentes da Cooperativa Sempre Verde, parceira beneficiada do projeto nesta região.
As escolas contempladas com o projeto já iniciaram a coleta seletiva e estão mobilizando alunos e familiares em uma campanha de arrecadação que visa atingir 3 toneladas de recicláveis até 31 de outubro deste ano. Além de engajar os alunos na conscientização ambiental, as escolas que alcançarem suas metas individuais irão receber como premio melhorias em suas estruturas ou equipamentos.
Segundo Valéria Michel, diretora de Meio Ambiente da Tetra Pak: “Para garantir que a reciclagem de nossas embalagens seja cada vez maior, apostamos em projetos que fomentam o desenvolvimento de toda a cadeia recicladora, com foco especial no consumidor. Acreditamos que a partir do momento que apoiamos ações como esta, que incentivam a Educação Ambiental, estamos desenvolvendo o sentimento de responsabilidade compartilhada em crianças, jovens e também adultos”, afirma. “Para garantir que a reciclagem de nossas embalagens seja cada vez maior, apostamos em projetos que fomentam o desenvolvimento de toda a cadeia recicladora, com foco especial no consumidor. Acreditamos que a partir do momento que apoiamos ações como esta, que incentivam a Educação Ambiental, estamos desenvolvendo o sentimento de responsabilidade compartilhada em crianças, jovens e também adultos”, completa Valéria.
As escolas participantes do projeto também esperam contar com o apoio de toda a população, empresas e comércios da cidade que poderão destinar seus resíduos recicláveis em qualquer um dos pontos de coleta abaixo: CEI Carmem Rodrigues na Estrada Antiga do Mar, 545, Emei Leonor Mendes de Barros localizada na Praça José Luz, 108 e na E.E. Salvador Moya que fica na rua Itaiara, 51.
Check Also
Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan
O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …