No domingo (8), o Secretário da Cultura do Estado de São Paulo, Romildo Campello, esteve presente na sede da Companhia de Teatro de Heliópolis prestigiando a última apresentação do espetáculo Sutil Violento, montagem mais recente do grupo.
A apresentação ocorreu na Casa de Teatro Maria José de Carvalho, cujo imóvel pertence ao estado de São Paulo, deixado em testamento pela proprietária, cujo nome batizou o espaço cedido à companhia. Desde 2010, o grupo desenvolve ali os processos de seus trabalhos de teatro junto às comunidades do Ipiranga e de Heliópolis, bem como apresenta as temporadas de suas montagens, realizam festivais de teatro e recebem peças teatrais de outras companhias.
Após a sessão, Romildo Campello conversou com o público que lotou o galpão de apresentações, expôs suas ideias sobre cultura e comunidade e falou sobre recursos e realidade cultural. Participaram da roda de conversa Miguel Rocha (diretor da Cia de Teatro Heliópolis), Evaristo Martins Azevedo (advogado e crítico teatral), José Marcelo (coordenador da Ação Comunitária Nova Heliópolis) e Paulo César Marciano (fundador da Cooperativa de Edição de Livros de Heliópolis).
O secretário defendeu a necessidade de administrar melhor os recursos disponíveis e de unir forças entre Estado, comunidade e artistas para melhorar o panorama da política cultural. Segundo ele, nos últimos três anos não houve aumento de verba: “estamos trabalhando para isso, mas também não houve redução; a exceção é o fim da Banda Sinfônica do Estado, em 2017”, esclareceu.
Campello também debateu com os presentes, muitos deles artistas de teatro, sobre a formação de público para a cultura e das ações integradas para o consumo e acesso à cultura – em todo o estado e para todas as manifestações populares -, “desde o artesanato e a culinária local aos grandes eventos de projeção internacional”. E ressaltou a eficácia de políticas que respeitam as diferenças para uma necessária integração dessas políticas públicas com as ações conjuntas da sociedade.
Outro viés da conversa foi a aproximação do turismo com a cultura já que Rodrigo foi também Secretário de Turismo do Estado de São Paulo. Ele comentou que a Secretaria de Cultura vem pesquisando um modo de fazer com que a programação cultural chegue de forma mais direta aos turistas que visitam a capital. E anunciou uma novidade: está sendo desenvolvido um aplicativo de celular que disponibilizará informações sobre a programação cultural da cidade e os eventos abertos ao público. Romildo Campello fez questão de frisar que “cultura é uma ação estratégica de desenvolvimento do estado”.
Check Also
Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan
O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …