Cerca de 70 pessoas entre chefes, lobinhos, escoteiros, seniors e guias e Pioneiros que integram o Grupo Escoteiro Umuarama / SP-81, localizado na Vila Mascote, se reuniram no sábado (30), para a realização de uma ação comunitária de limpeza e revitalização de uma praça localizada entre as ruas Maria José Rangel e José Neves, na Vila São Paulo com supervisão da subprefeitura de Cidade Ademar, que enviou um caminhão da SOMA (empresa que faz a manutenção das praças) para auxiliar na atividade.
Gabriel Costa, 18 anos, integrante do Ramo Pioneiro, participou da ação. “Percebo que importância desta ação para nós jovens é a conscientização e a educação ambiental, além de criarmos uma parceria com a comunidade. Nós visamos no movimento escoteiro fazer o melhor para as pessoas e cada ramo tem um lema que devemos lembrar”.
Realizado anualmente pela União dos Escoteiros do Brasil o 27º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica tem o objetivo de conscientizar as ações individuais de cada jovem para com o meio ambiente. “A importância da nossa atividade é cuidar do meio ambiente porque cada vez que você joga lixo pode contaminar o solo e entupir os bueiros gerando assim poluição e prejudicando a natureza. O mínimo que podemos fazer é recolher o lixo e cuidar do nosso planeta”, afirmou Gabriel Caletti, de 10 anos, integrante do Ramo Lobo.
Os jovens recolheram o lixo da praça, separaram os recicláveis para levar para um EcoPonto e promoveram a revitalização da praça com pintura e plantio de flores nos canteiros. Futuramente o Grupo Escoteiro Umuarama pretende adotar a praça.
“Poder conversar com um idoso da comunidade que apreciava a praça após a revitalização e dizia que ali era seu único lazer e que agora poderia trazer seu neto para brincar e também poder ver no olhar brilhante de cada jovem que ajudou, o prazer e a comoção que sentiram ao ver o bem que eles fizeram para o bairro e para eles mesmos como escoteiros que exerceram a promessa que fizeram de ajudar o próximo em qualquer ocasião é super gratificante. Queríamos servir nossa comunidade de uma forma mais eficaz e conseguimos”, enfatizou a chefe Najara Souza responsável pela organização da ação.
Nina Veronesi, de 12 anos, integrante do ramo escoteiro falou da importância do projeto. “Eu fico feliz em ter contribuído para a limpeza e em saber que a comunidade vai poder curtir a praça. A natureza local merece essa nova chance”.
A mesma opinião compartilha Vitor Correa, 15 anos, integrante do Ramo Sênior. “A ação que estamos fazendo é importante para a comunidade pois a praça tinha pontos viciados de lixo e acaba deixando a praça feia e sem vida para o lazer”.
Check Also
Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan
O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …