Não tem mais jeito. O mundo será dominado por SUVs, desde os mais compactos até os mais luxuosos. Talvez um novo patamar tenha sido atingido com a divulgação das primeiras imagens do Cullinan, o primeiro utilitário esportivo da Rolls-Royce.
Segundo a fabricante, o modelo leva pela primeira vez o mundo do superluxo a terrenos fora de estrada, sem abrir mão de nenhum conforto dessa classe de automóveis, embora Bentley Bentayga, Lamborghini Urus e Porsche Cayenne já estejam almejando este posto – até a Ferrari vai entrar na onda.
A Rolls-Royce não divulgou preços, mas estima-se que ele também esteja em outro patamar no preço, estimado em £ 275 mil (cerca de R$ 1,34 milhão na conversão direta). Ele é empurrado por um motor 6.75 V12 biturbo, da própria Rolls-Royce, que desenvolve até 570 cavalos de potência, com tração nas quatro rodas. A velocidade máxima é de 250 km/h.
A estrutura foi construída com base no Phantom, que privilegia o uso do alumínio, mas no Cullinan a rigidez do chassi foi melhorada em 30% para encarar as situações fora de estrada.
O tamanho também é superlativo. São 5,3 metros de comprimento, 2,1 m de largura e 1,8 m de altura, pesando 2,6 toneladas. Ao entrar no veículo, a suspensão é baixada automaticamente em 4 cm e ajustada à posição normal assim que o motorista dá a partida no motor pelo botão no console central.
No porta-malas, dois assentos estão escondidos sob o assoalho. Com um toque, eles aparecem eletronicamente para que os passageiros apreciem a paisagem com conforto, seja no meio do deserto, em uma savana ou durante a partida de futebol dos filhos, exemplificou a fabricante.