Bloco do Pedal traz inclusão e sustentabilidade para o bairro

No sábado (3) foi a vez do Bloco do Pedal invadir as ruas da Vila Mariana. A iniciativa, tem o objetivo de levantar a bandeira da sustentabilidade no Carnaval. Em três anos de existência este foi o segundo ano a ter uma ala voltada para as pessoas com deficiência. A bateria Tombon, formada por pessoas com deficiência visual, intelectual e motora, teve a regência do mestre Gustavo Godoy.
A ideia de desenvolver um espaço de inclusão veio a partir de uma doação de instrumentos de percussão. “O que fazer com novos aparelhos? Depois de pensar muito, chegamos à decisão de fazer uma bateria composta por pessoas com deficiência porque a proposta do bloco também é trabalhar a integração. Então, nada melhor do que incluir pessoas que geralmente não têm a oportunidade de estar em outros lugares”, afirma Maria Filomena Silva, idealizadora do Bloco do Pedal. Mais conhecida como Filó, ela atua em sociedade com José Carlos Armelin.
O trio elétrico do Bloco do pedal é uma plataforma fixa na qual há seis bicicletas, sendo duas delas para crianças e cadeirantes. O assento reservado para quem tem mobilidade reduzida funciona pelo toque das mãos. Ao longo do trajeto os foliões pedalaram para dar sequencia animação. A energia gerada pelos pedais serve para sustentar as caixas acústicas e o sistema de luz.
Este ano a iniciativa também teve a participação de um coral responsável por cantar marchinhas carnavalescas. Não faltou energia e muito menos música para os foliões do cordão. Letícia Medeiros é esteticista e aprovou a iniciativa. “Fico feliz em vivenciar essa inclusão na maior festa de rua que temos. Amei e voltarei em 2019”, brincou Letícia.

Check Also

Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan

Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan

O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *