E vêm chegando os feriados prolongados de Natal e final de ano, sem contar que muitos já estão saindo de férias. Sem dúvida, são momentos muito esperados porque significam descanso e diversão.
Tempo de Verão, o corpo fica à mostra para refrescar-se e todo mundo quer estar bonito; bronzear a pele faz parte deste ritual.
Isto significa muita piscina e praia, mas o sol não é tão “bonzinho” quanto parece. E vem de novo aquela história de expor-se somente naquelas horas recomendadas, lembrando que estamos no horário de Verão por isso cuidado se a intenção é aproveitar o sol à tarde.
Sol demais e na hora errada causa envelhecimento precoce, manchas e câncer de pele. Isso é comprovado. Médicos dermatologistas explicam que expor-se à luz solar em horários apropriados é saudável, pois ativa a síntese da vitamina D, responsável pelo aumento da absorção do cálcio e fósforo pelo intestino, constituintes fundamentais dos ossos. Mas, o perigo é não utilizar proteção para ter a pele bronzeada.
É sempre bom repetir que o uso de protetor solar deve ser diário, mesmo que você more bem longe da praia. O mais indicado são os produtos FPS 15; mas se a intenção é ir à piscina ou à praia, mude para FPS 30, no mínimo, sempre preferindo aqueles cuja qualidade seja comprovada.
Para proteger o rosto, existem protetores com FPS 40 (ou mais), acrescidos de outros ingredientes específicos para esta área do corpo. E vale uma dica, os protetores com cor são mais eficazes.
Por falta de cultura e até mesmo informação, a maioria das pessoas só aplica o filtro solar quando estão expostas diretamente aos raios solares, ou seja, durante as férias na praia. Porém, assim como a pasta de dente e o fio dental, por exemplo, o protetor também deve fazer parte da sua rotina de higiene e beleza.
E tem mais, o protetor deve ser aplicado 30 minutos antes de sair de casa e reaplicado a cada duas horas ou sempre que houver necessidade. No dia a dia, passe o produto nas regiões que ficam mais expostas ao sol (rosto, pescoço, colo, braços e mãos) e quando estiver na praia, em todo o corpo.
Check Also
Batom: história, variedade e dicas para escolher o ideal
A história do batom é fascinante e remonta a tempos antigos, muito antes de se …