Fiat mostrou na segunda-feira (27) o visual do Cronos, a versão sedã do hatch Argo, lançado neste ano. O modelo será produzido na Argentina e chega às lojas no final de fevereiro do ano que vem. Ele entrará no lugar do Linea e do Siena, que já se despediram dos brasileiros. Atualmente, o único sedã na linha da Fiat é o Grand Siena, com preços sugeridos a partir de R$ 45.790. O Cronos custará mais do que isso, mas a Fiat ainda não divulgou preços.
Aliás, caberá ao Grand Siena concorrer na entrada do segmento, com motor 1.0. Isso porque o Cronos só terá opções 1.3 de 109 cavalos e 1.8 de 139 cv. Haverá câmbio manual ou automatizado, de 5 marchas, ou automático, de 6 velocidades (este exclusivo do motor 1.8).
A revelação do Cronos ocorre poucos dias depois de a Volkswagen mostrar o Virtus. Os dois devem fazer um grande duelo pelos clientes de sedãs, apesar de a Fiat não considerar o Volkswagen o maior rival.
Para a Fiat, os maiores concorrentes do Cronos serão Chevrolet Prisma e Hyundai HB20S, os líderes do segmento. “Mas é claro que, em determinada faixa, iremos concorrer com o Virtus”, afirmou Adriano Resende, diretor de marketing da Fiat.
Talvez, a faixa que Resende citou seja até um pouco maior. Tanto que, ao ser questionado sobre o volume do porta-malas do Cronos, o executivo soltou: “é maios que 521 litros”. Esta é a capacidade do rival da Volkswagen.
Aliás, a Fiat segue com o mistério sobre as medidas do Cronos. Também não divulgou informações técnicas, como comprimento e entre-eixos. No primeiro contato com o modelo, é possível notar que o entre-eixos será maior do que os 2,52 metros do Argo.
A impressão é de que a medida ficará na casa de 2,60 m, abaixo dos 2,65 m do Virtus, mas ainda maior do que os 2,50 m do HB20S e os 2,53 m do Prisma.
A Fiat fala que não é exatamente uma versão sedã do Argo, e diz que as plataformas são diferentes. Até a coluna A, aquela do para-brisa, os dois modelos são parecidos. O farol é o mesmo, mas para-choque, grade e capô foram redesenhados.