A Anchieta passará a ter pistas expressas e marginais do km 10, na capital, ao km 23, em São Bernardo, região considerada de maior movimentação em todo o Sistema Anchieta-Imigrantes pela concessionária. A expectativa da concessionária é que o alargamento do trecho esteja pronto até o final de maio do próximo ano.
A Ecovias afirma que a intervenção já estava proposta no contrato de concessão das rodovias, assinado em 1999, e terá custo atualizado de R$ 84,9 milhões.
“A implantação da marginal norte e as adequações das vias expressas proporcionarão uma reorganização em ambos os sentidos, resultando em maior fluidez e segurança aos usuários”, disse o coordenador de Pavimentação e Obras de Ampliação da concessionária, Naelson Candido.
Haverá o desligamento gradual de alguns postes de iluminação que estão posicionados em locais onde ficarão as novas pistas. Eles serão religados quando a obra estiver finalizada. Além da criação de novas pistas, as intervenções incluem a ampliação de uma passarela no km 21, que contará com rampas para atender pessoas com mobilidade reduzida. O viaduto João Firmino, no km 21,8, também passará por obras para contar com cinco faixas de rolamento e um acostamento.
A Ecovias afirma que os trabalhos serão concentrados nas regiões de acostamento para não impactar no trânsito.
Mas mesmo assim, estão previstas interdições pontuais, que devem acontecer fora dos horários de pico. A empresa diz que necessidades de desvio dentro do município de São Bernardo serão discutidas.