Vila Mariana faz 122 anos e ganha nova identidade visual

O distrito da Vila Mariana comemorou, oficialmente, 122 anos no domingo (3). “É um privilégio ser prefeito regional deste bairro que me acolheu quando cheguei a São Paulo, há 32 anos. É uma região privilegiada, culturalmente muito rica e com excelente qualidade de vida”, afirma o prefeito regional Benê Mascarenhas.
O bairro da Vila Mariana, individualmente, já tinha ganhado uma identidade. Atendendo a um pedido do prefeito regional Benê Mascarenhas, a Faculdade Belas Artes propôs aos alunos do curso de arquitetura um concurso para a criação de um logotipo para o “Bairro Universitário Cultural”, com o objetivo de reforçar as características e identidade da região. As alunas Mariane Banin, do 7º semestre, Iolanda Carvalho e Juliana Sobral, do 8º semestre, foram o trio vencedor. “Durante uma conversa com a direção da faculdade, pedi a eles que propusessem aos alunos o desenvolvimento de um logotipo que valorizasse a nossa região e representasse as nossa peculiaridades”, conta Benê.
Mariane, Iolanda e Juliana explicam que “a linguagem adotada segue a configuração das placas de sinalização urbana existentes em São Paulo e também o conceito de Gestalt. O principal ponto explorado é a constante demolição de edificações com relevância histórica. Muitas das antigas vilas coloridas da região foram ao chão para dar espaço a grandes empreendimentos imobiliários. Por isso, o logotipo procura valorizar as vilas, representadas pelas cores vibrantes e também pelos três triângulos que remetem ao telhado de duas águas de suas típicas casas”.
No plano de fundo há o desenho de edifícios que simbolizam os novos empreendimentos e a verticalização da região. Os três triângulos fazem alusão à arquitetura da Cinemateca Brasileira, antigo Matadouro Municipal. “O edifício foi escolhido por ter grande relevância urbana e cultural. É uma construção pioneira na região e serviu como agente catalisador em seu desenvolvimento. Hoje, o novo uso garante atividades culturais para toda comunidade”, explicam as alunas.
E, claro, não poderia faltar no logotipo uma das características fundamentais do bairro: a grande concentração de universidades. “Por isso, os edifícios verticalizados foram desenhados de tal forma que também remetem ao desenho de livros, símbolo de conhecimento”, finalizam.

Check Also

Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan

Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan

O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *