Trem da Linha 17-Ouro passa por testes

O primeiro trem da futura Linha 17-Ouro passa por testes no Pátio Água Espraiada. O novo sistema de monotrilho tem previsão de inauguração em 2026 e ligará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi da CPTM. A expectativa é de que o ramal com oito estações transportará mais de 93 mil passageiros por dia e ajudará a desafogar o trânsito na região.

A conclusão das obras da Linha 17-Ouro é aguardada com muita expectativa pelos moradores da região há mais de uma década. A previsão inicial era de que o ramal ficasse pronto para ser utilizado pelos torcedores na Copa do Mundo de 2014. Após sucessivos atrasos e paralisações, as obras foram retomadas em setembro de 2023.

O governador em exercício Felicio Ramuth realizou na terça-feira (7) uma visita técnica ao primeiro trem da Linha 17-Ouro, que passa por testes no Pátio Água Espraiada, e à futura estação Vereador José Diniz, que tem 72% das obras concluídas. O segundo trem da operação desembarcou no Porto de Santos em dezembro e aguarda a liberação aduaneira.

No total, 14 composições farão parte da frota da nova linha. “Essa é uma obra emblemática para a população do Estado de São Paulo, em especial para a cidade de São Paulo. Venho fazer essa visita para não só conhecer o trem, mas também o andamento da obra. Percebemos que realmente tudo aquilo que já havia sido planejado está sendo rigorosamente cumprido e caminhando dentro do previsto para que a gente possa entregar essa importante linha aos paulistanos”, avaliou Felicio.

O Governo de São Paulo contratou um lote de 14 composições da BYD Skyrail para atender exclusivamente à operação da Linha 17-Ouro. Atualmente, 12 trens estão em produção na China e chegarão ao Brasil ao longo de 2025, conforme o cronograma estabelecido.

As obras da futura Estação Vereador José Diniz, da Linha 17-Ouro, estão avançadas, com 72% da obra civil e sistema concluídas. Nesta etapa da obra civil, a estação está na fase de acabamentos externo e interno, piso tátil, topografia para paisagismo e estrutura metálica no elevador. Já em sistema, estão sendo implantadas as portas de plataforma, ventilação auxiliar, quadros de baixa tensão, elevadores, escadas rolantes e cubículos de média tensão.

Já o pátio Água Espraiada está com 66% das obras concluídas. Está na fase da execução de vigas-guia e da instalação de track switches (chaves de via). Este equipamento é utilizado para direcionar trens de uma via para outra, possibilitando assim maior eficiência e flexibilidade na operação.

Foto: Governo do Estado de SP

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