Túnel ligando Sena Madureira a Ricardo Jafet está saindo do papel

O projeto para a construção de um túnel de 420 metros, ligando a avenida Sena Madureira com a avenida Ricardo Jafet, no Ipiranga, passando sob o cruzamento da avenida Domingo de Moraes, está saindo do papel. O projeto, que nasceu em 2010, na gestão do então prefeito Gilberto Kassab, será apresentado nesta quinta-feira (18), pelo secretário Celso Gonçalves, titular da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, aos conselheiros do Tribunal de Contas do Município (TCM). Em agosto do ano passado aconteceu uma audiência pública na Câmara Municipal, onde o secretário discutiu com os vereadores e a população o novo projeto.
Em 2010, a obra estava orçada em R$ 218.963.011,64, valor que foi atualizado 14 anos depois para R$ 4362.562,55,45. Esse valor, no entanto, é estimado, isso porque haverá a necessidade das novas Normas Técnicas e da Planilha Orçamentária para se estudar a possibilidade de retomada do Contrato de Obras Existente.
Como a extensão do túnel é de apenas 420 metros, as desapropriações previstas são de pouco mais de 100 unidades, algo em torno de mil metros quadrados. Enel, Sabesp e Metrô deverão ser chamados para apresentarem projetos de interferência.
Estudos elaborados anteriormente indicam que a construção deste túnel irá desafogar o trânsito de toda a região. Isso porque será eliminado um dos principais gargalos que é o cruzamento da avenida Sena Madureira com a Domingo de Moraes, além de diminuir o tempo dos motoristas que saem da região do Itaim, Vila Olímpia, Juscelino Kubitschek e Moema, em direção ao Ipiranga, Saúde e Baixada Santista.
Um engenheiro, que conhece o projeto desde que ele foi elaborado inicialmente pela equipe do então prefeito Gilberto Kassab, afirma que a construção desse túnel é muito importante para a mobilidade urbana da cidade. Ele, que pediu que seu nome fosse omitido, garante que esse é o momento ideal para o prefeito Ricardo Nunes viabilizar sua construção sob a alegação de que “a Prefeitura de São Paulo tem muito dinheiro em caixa, fruto da negociação que fez com o Governo Federal envolvendo o Campo de Marte”.

Check Also

Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan

Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan

O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *