Três alunas do Colégio Marista Arquidiocesano realizaram um projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de especificação e divulgação dos nomes de córregos e rios “escondidos” na capital paulista, bem como os respectivos cursos. O tema do trabalho é “Cidadania em Ação – Projetos Legislativos de Intervenção na Realidade Social e Ambiental de São Paulo”, e é assinado pelas estudantes do 6º ano, Mariana Aparecida Rocha, Laura Lukowiecki Bidóia e Mariana Sá Barreto Vecchi.
Elas argumentam que São Paulo é uma espécie de cidade dos “rios invisíveis”. Isso ocorre, segundo as alunas, em consequência do crescimento desordenado dos municípios, o que fez com que muitos córregos e rios fossem “engolidos” e desaparecessem da paisagem urbana. “A lei apresentada proporciona o resgate dessa antiga e importante memória dos paulistanos, de tal modo que todos os cidadãos passem a valorizar e respeitar os nossos recursos hídricos”, argumentam as autoras do projeto levado à Câmara Municipal de São Paulo.
O projeto estabelece que os painéis artísticos informativos, indicativos e aparentes que vão detalhar a localização desses rios e córregos deverão ser fixados em áreas públicas anteriormente ocupadas pelos cursos d’água, de maior circulação de pedestres, objetivando resgatar a memória hídrica dos paulistanos. A implantação desses procedimentos caberá à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, em parceria com artistas e empresas.
“Os painéis indicativos podem ajudar a iniciar um processo educativo por meio do qual a população volte a valorizar e reconhecer a importância da preservação e do resgate da nossa hidrografia na sua integridade”, elas observam.
“Cidadania em Ação – Projetos Legislativos de Intervenção na Realidade Social e Ambiental de São Paulo” foi apresentado na 18ª edição do Parlamento Jovem Paulistano 2019, promovido pela Câmara dos Vereadores, em atividades realizadas entre od dias 4 e 8 de novembro.
Check Also
Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan
O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …