2 mil famílias serão removidas de morro na Cidade Ademar

Cerca de 2.000 famílias que residem no Morro dos Macacos, mais conhecida como favela da Mata Virgem, vivem insegurança de perder suas moradias. Considerada de alto risco, em 2011 a área sofreu um deslizamento de terra que matou duas pessoas. Após o acidente, a Prefeitura de São Paulo isolou o local e retirou as famílias que moravam no entorno. Em 2014, o terreno foi novamente ocupado. Em janeiro deste ano, a prefeitura regional da Cidade Ademar anunciou que faria a remoção das famílias.
Desde então, a baiana Jennifer Tainá dos Santos, 23, teme ter de perder sua moradia. Há dois anos morando São Paulo, a jovem deixou a Bahia ao lado dos quatro filhos. Na capital paulista, mora com a mãe, a diarista Cristiane dos Santos, 37, que havia chegado três meses antes da filha.
Embora tenham realizado cadastro na Cohab, o sonho da casa própria é incerta não apenas para Jennifer como também para o autônomo Bruno Francisco Santos, 31, morador da ocupação desde 2015. Em janeiro, após receberem a notificação de desapropriação, como forma de protesto, 400 pessoas caminharam até a prefeitura regional da Cidade Ademar. “A minha esperança é que a prefeitura e a justiça nos ajudem a conseguir um espaço, porque é direito na constituição ter saúde, moradia e educação”, sonha.
A Secretaria Municipal de Habitação esclarece “que executou obras de urbanização na área do Morro dos Macacos em 2010 com eliminação das áreas de risco e contenção de encostas, com mais de R$ 90 milhões investidos. Na época, 1.066 famílias foram atendidas e participaram de reuniões em que foram detalhadamente explicadas a urgência da remoção, o risco de habitarem a área e as alternativas de atendimento habitacional. Desse total, 372 famílias foram indenizadas, 179 reassentadas nas unidades habitacionais do Empreendimento Mata Virgem e 515 estão sendo atendidas com auxílio-aluguel e serão reassentadas no Empreendimento Espanha”.

Check Also

Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan

Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan

O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *