Cerca de 2.000 famílias que residem no Morro dos Macacos, mais conhecida como favela da Mata Virgem, vivem insegurança de perder suas moradias. Considerada de alto risco, em 2011 a área sofreu um deslizamento de terra que matou duas pessoas. Após o acidente, a Prefeitura de São Paulo isolou o local e retirou as famílias que moravam no entorno. Em 2014, o terreno foi novamente ocupado. Em janeiro deste ano, a prefeitura regional da Cidade Ademar anunciou que faria a remoção das famílias.
Desde então, a baiana Jennifer Tainá dos Santos, 23, teme ter de perder sua moradia. Há dois anos morando São Paulo, a jovem deixou a Bahia ao lado dos quatro filhos. Na capital paulista, mora com a mãe, a diarista Cristiane dos Santos, 37, que havia chegado três meses antes da filha.
Embora tenham realizado cadastro na Cohab, o sonho da casa própria é incerta não apenas para Jennifer como também para o autônomo Bruno Francisco Santos, 31, morador da ocupação desde 2015. Em janeiro, após receberem a notificação de desapropriação, como forma de protesto, 400 pessoas caminharam até a prefeitura regional da Cidade Ademar. “A minha esperança é que a prefeitura e a justiça nos ajudem a conseguir um espaço, porque é direito na constituição ter saúde, moradia e educação”, sonha.
A Secretaria Municipal de Habitação esclarece “que executou obras de urbanização na área do Morro dos Macacos em 2010 com eliminação das áreas de risco e contenção de encostas, com mais de R$ 90 milhões investidos. Na época, 1.066 famílias foram atendidas e participaram de reuniões em que foram detalhadamente explicadas a urgência da remoção, o risco de habitarem a área e as alternativas de atendimento habitacional. Desse total, 372 famílias foram indenizadas, 179 reassentadas nas unidades habitacionais do Empreendimento Mata Virgem e 515 estão sendo atendidas com auxílio-aluguel e serão reassentadas no Empreendimento Espanha”.
Check Also
Tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera é aprovado pelo Iphan
O tombamento definitivo do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecido como Complexo Esportivo do …