Home Matéria de Capa Vila Mariana ganha unidade de Emergência Psiquiátrica

Vila Mariana ganha unidade de Emergência Psiquiátrica

0
0

Foi inaugurada a Unidade de Emergência Psiquiátrica do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM), na Vila Mariana. Administrado por um convênio tripartite entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES/SP), o local atende cerca de mil pacientes por mês, sob a supervisão de um chefe plantonista 24 horas e por equipes de residentes médicos e multiprofissionais.
Durante a cerimônia que aconteceu no dia 31 de maio, o diretor superintendente das Instituições Afiliadas da SPDM, Nacime Salomão Mansur, agradeceu os servidores e colaboradores que atuam no CAISM e a confiança da Unifesp e da SES/SP ao firmarem a parceria. “Herdamos um espaço com poucas condições e estamos avançando no processo de modernização. Isso só foi possível graças a essa parceria e quem ganha é a sociedade”, completou.
O diretor da EPM/Unifesp, Manoel Girão, falou do sentimento de gratidão e de orgulho pelo fato de a instituição poder ter contribuído para a viabilização da unidade, em especial a Unifesp e a SPDM, classificadas por ele como coirmãs. Já Janine Schirmer, diretora da Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp), falou da atuação da unidade acadêmica no CAISM, por meio do Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica, em especial no momento em que o serviço passava por uma reformulação. “É um sonho que se concretiza. Esse local muito nos orgulha”, completou.
Ronaldo Laranjeira, diretor presidente da SPDM e também professor titular do Departamento de Psiquiatria da EPM/Unifesp, lembrou que a parceria da entidade que dirige com a SES/SP vem de longa data, desde o governo de Franco Montoro. “Atualmente temos a maior rede acadêmico/assistencial na área de Psiquiatria no Estado de São Paulo, respondendo por mais de um terço dos serviços públicos. Laranjeira fez questão de lembrar de Itiro Shirakawa e José Alberto Del Porto, docentes aposentados do departamento que foram pioneiros na implantação de uma unidade de psiquiatria em um hospital geral.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregaer Mais em Matéria de Capa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *