Vila Mariana faz 122 anos e ganha nova identidade visual

O distrito da Vila Mariana comemorou, oficialmente, 122 anos no domingo (3). “É um privilégio ser prefeito regional deste bairro que me acolheu quando cheguei a São Paulo, há 32 anos. É uma região privilegiada, culturalmente muito rica e com excelente qualidade de vida”, afirma o prefeito regional Benê Mascarenhas.
O bairro da Vila Mariana, individualmente, já tinha ganhado uma identidade. Atendendo a um pedido do prefeito regional Benê Mascarenhas, a Faculdade Belas Artes propôs aos alunos do curso de arquitetura um concurso para a criação de um logotipo para o “Bairro Universitário Cultural”, com o objetivo de reforçar as características e identidade da região. As alunas Mariane Banin, do 7º semestre, Iolanda Carvalho e Juliana Sobral, do 8º semestre, foram o trio vencedor. “Durante uma conversa com a direção da faculdade, pedi a eles que propusessem aos alunos o desenvolvimento de um logotipo que valorizasse a nossa região e representasse as nossa peculiaridades”, conta Benê.
Mariane, Iolanda e Juliana explicam que “a linguagem adotada segue a configuração das placas de sinalização urbana existentes em São Paulo e também o conceito de Gestalt. O principal ponto explorado é a constante demolição de edificações com relevância histórica. Muitas das antigas vilas coloridas da região foram ao chão para dar espaço a grandes empreendimentos imobiliários. Por isso, o logotipo procura valorizar as vilas, representadas pelas cores vibrantes e também pelos três triângulos que remetem ao telhado de duas águas de suas típicas casas”.
No plano de fundo há o desenho de edifícios que simbolizam os novos empreendimentos e a verticalização da região. Os três triângulos fazem alusão à arquitetura da Cinemateca Brasileira, antigo Matadouro Municipal. “O edifício foi escolhido por ter grande relevância urbana e cultural. É uma construção pioneira na região e serviu como agente catalisador em seu desenvolvimento. Hoje, o novo uso garante atividades culturais para toda comunidade”, explicam as alunas.
E, claro, não poderia faltar no logotipo uma das características fundamentais do bairro: a grande concentração de universidades. “Por isso, os edifícios verticalizados foram desenhados de tal forma que também remetem ao desenho de livros, símbolo de conhecimento”, finalizam.

Check Also

Projeto Artes Integradas-Inclusão e Transformação abre inscrições para oficinas culturais e libras na região

Projeto Artes Integradas-Inclusão e Transformação abre inscrições para oficinas culturais e libras na região

O Projeto Artes Integradas – Inclusão e Transformação, abre as inscrições para as suas oficinas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *