Viajando e conhecendo a natureza

À tamanha generosidade natural corresponde a oferta de múltiplas atividades de ecoturismo disponíveis em todas as regiões. Caminhadas, cavalgadas, mergulhos em águas doces ou salgadas, passeios de barco ou a simples observação da natureza são prazeres que se renovam em cada paisagem: estão por todo lado. E com ingredientes que adicionam adrenalina ou paz de espírito ao viajante, a ele cabe escolher.
Se o turista gosta de adicionar aventura à natureza, basta acrescentar a pitada de emoção preferida, bicicross, rafting, rapel, técnicas verticais, off-road, canoagem, canyoning, voo-livre. No entanto, se o viajante preferir pode conhecer a diversidade de ecossistemas preservados nos nossos parques nacionais, observar a multiplicidade de espécies vegetais e animais de nossas reservas, encantar-se com as cores e a sonoridade de aves majestosas, assistir ao espetáculo das baleias da espécie franca na região sul e jubarte no litoral da Bahia, nadar entre golfinhos no Arquipélago de Fernando de Noronha, lembrando que o local é todo rodeado por um mar com águas azuis-esverdeadas nas quais o turista pode apreciar a variadíssima fauna marinha existente; embrenhar-se pelas galerias e salões das cavernas ou simplesmente flutuar pelos incontáveis rios que cruzam todo o território nacional.
A lição é simples, cada um viaja a sua viagem. Todas elas, dentro do mesmo lugar: o Brasil. São mais de 50 Parques Nacionais de Norte a Sul, de Leste a Oeste do Brasil. Todos eles, sem exceção, apresentam grande interesse ecológico, científico, cultural e turístico. Somados, ocupam áreas muitas vezes superior ao tamanho de países europeus como Áustria, Bélgica, Dinamarca e Portugal, por exemplo.
O turista que visita este maravilhoso arquipélago de Fernando de Noronha, que fica no Estado de Pernambuco, nunca mais esquece as belezas que viu por lá. Ir a Fernando de Noronha é certamente a garantia de uma viagem inesquecível. Não bastassem as belezas naturais e o patrimônio histórico, Noronha ainda possui uma boa estrutura de apoio ao turista, com muitas atividades à disposição dos visitantes.
No Nordeste, o Parque Nacional de Serra da Capivara, no Piauí, é Patrimônio Mundial da Humanidade. Situado na borda da bacia do Rio Parnaíba, no município de São Raimundo Nonato, tem uma das maiores concentrações de sítios arqueológicos do mundo. São 535, que guardam mais de 30 mil pinturas rupestres, retratando o cotidiano do homem primitivo.

Check Also

Explorando Washington D.C.: A capital que encanta e surpreende

Explorando Washington D.C.: A capital que encanta e surpreende

Visitar Washington, a capital americana conhecida como a “Capital do Mundo”, é uma experiência verdadeiramente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *