Home Acontece Secretaria da Saúde realiza no Terminal Jabaquara teste de HIV

Secretaria da Saúde realiza no Terminal Jabaquara teste de HIV

0
0

Quem passou pelo Terminal Metropolitano Jabaquara na quinta-feira (26) aproveitou para fazer um teste rápido e gratuito de HIV. Agentes de saúde do Centro de Referência e Treinamento (CRT) DST/Aids-SP da unidade Santa Cruz estavam à disposição dos passageiros na plataforma A do terminal, das 9h às 15h30. Distribuição de camisinhas e o bate-papo “Conversarias sem tabu” foram outras atividades incluídas na campanha de prevenção à Aids.
Simples e prático, o teste é feito com a coleta de fluido oral e o resultado é obtido em até 30 minutos. Em caso positivo, a pessoa já recebia orientação e encaminhamento para iniciar o tratamento o mais breve possível.
A unidade Santa Cruz do CRT DST/Aids-SP, da Secretaria de Estado da Saúde, parceira da EMTU/SP nessa ação, disponibilizou mais de 300 kits para testagem.
De acordo com dados divulgados em novembro de 2018 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 37 milhões de pessoas vivem com HIV em todo o planeta. No Brasil, a estimativa do Ministério de Saúde é que mais de 800 mil pessoas sejam portadoras do vírus.
A recomendação do Ministério da Saúde é que, além de se prevenirem, pessoas sexualmente ativas realizem regularmente testes de HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. Quanto mais cedo o início do tratamento, menor a possibilidade de desenvolver a Aids.
As formas de prevenção em linguagem simples e acessível também foram discutidas no evento no Terminal Jabaquara durante as “Conversarias sem tabu”. O objetivo da roda de bate-papo era fazer com que as pessoas saibam o melhor jeito de evitar a contaminação pelo vírus HIV conforme o momento de vida de cada um. “A facilidade e a rapidez do resultado são convidativos e não tem como passar direito. Aproveitei para atualizar o meu exame”, disse Marcos Ferreira.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregaer Mais em Acontece

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *