Saúde recebe projeto-piloto de arborização

O distrito da Saúde vai receber um projeto-piloto de arborização de calçadas. O projeto será executado em um quadrilátero, que vai abranger a estação Saúde do Metrô. O projeto é idealizado pela Prefeitura Regional Vila Mariana, através do Cades Vila Mariana (Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz), em parceria com a SVMA (Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente).
A metodologia participativa envolverá os moradores e comerciantes locais. A primeira visita a campo para sensibilização dos moradores do quadrilátero foi realizada na sexta-feira, (1º). “O sucesso da implementação de um programa de arborização é diretamente proporcional ao comprometimento e à participação da população local”, afirma a regional.
O objetivo do projeto é fazer com que as árvores da cidade convivam bem com calçadas, pedestres, asfalto, tubulações, alicerces, paredes, ônibus, caminhões, sinalizações de trânsito, fios elétricos e telefônicos. Com toda essa competição no espaço da cidade, para crescerem saudáveis, seu plantio deve ser planejado.
Além disso, a vegetação urbana desempenha funções muito importantes nas cidades. Especialmente as árvores, por suas características naturais, proporcionam benefícios ao homem que vive na cidade, sob vários aspectos. Todo o processo será documentado pelo Cades Vila Mariana para que, no futuro, possa ser replicado em outras áreas da cidade de São Paulo.
“Precisamos de um estudo para que as árvores da nossa cidade convivam bem com os pedestres e as resid~encias. Ultimamente o que observo é uma guerra entre os troncos das espécies e moradores, por uma plantação não desejada”, afirma Evelyn Novaes, moradora do bairro.

Check Also

Morre Luiz Nozoie e a gastronomia paulista está de luto

Morre Luiz Nozoie e a gastronomia paulista está de luto

A gastronomia paulista e os amantes de uma cerveja bem gelada e de bons e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *