Home Matéria Professora ousa no figurino e ensina com criatividade

Professora ousa no figurino e ensina com criatividade

0
0

A professora de educação infantil Carolina Laiza Boccuzzi, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Heitor Villa Lobos, na Rua Curitiba, no bairro do Paraíso, trouxe para dentro da sala de aula a figura da personagem Carmen Miranda com intuito de dialogar com seus alunos alguns aspectos da cultura popular brasileira.
O projeto, intitulado Reavivando Carmen Miranda nasceu na época do carnaval pela busca da professora em trabalhar com um tema que representasse a manifestação da cultura popular brasileira e pudesse quebrar os estereótipos que as crianças já traziam para dentro da sala de aula, porém acabou se estendendo por conta do interesse e participação dos alunos. “Eles cantavam as músicas de Carmen diariamente. O momento decisivo para que o projeto continuasse foi quando alguns pais vieram me relatar que as crianças estavam querendo saber mais sobre a vida de Carmen e pediam para procurar na internet. Ao me vestir, percebi que as crianças ficavam intrigadas e, ao mesmo tempo, encantadas”, diz a professora.
A escola e a comunidade atuaram como parceiros colaboradores do projeto, desde a interação com a turma, enquanto a professora se ausentava para se preparar com a personagem, até o processo de maquiagem e customização das roupas feitas pelas mães dos alunos.
De acordo com a diretora da escola, Márcia Ferreira, o trabalho cria uma memória que a criança nunca mais vai esquecer. “Se um dia ela tiver uma referência e ouvir falar sobre a Carmen Miranda, dificilmente ela não terá a imagem da professora vestida, da música, da dança, de quem foi ela e o que ela fez”, comenta Márcia.
Em 2015, a professora havia se vestido de Frida Kahlo e já pensava em trazer para os alunos outras mulheres que influenciaram a história. “Percebi que trazer figuras femininas levanta questionamentos importantes com as crianças. No próximo projeto que estou realizando, vou trazer a figura de mais uma mulher que rompeu paradigmas”, revela Carolina.

  • Horóscopo

    Áries: Tenha em mente os seus objetivos amorosos e vá à luta. Ouça o seu coração. Não fiqu…
  • Você convive com adolescentes?

    Uma das coisas que mais me incomoda é ver como a sociedade trata os adolescentes. Lido dia…
  • Palio Weekend sem ar-condicionado

    Sem alarde, a Fiat já comercializa a linha 2018 da Weekend. O fato curioso é que, na versã…
Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregaer Mais em Matéria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *